sábado, 27 de outubro de 2007

“Saúde Oral em Alto Rendimento”

Sessão subordinada ao tema “Saúde Oral em Alto Rendimento” em versão exclusiva no CNT Paredes:

Quem olhou atentamente para o plano semanal da semana que passou, reparou seguramente em algo de “anormal” preparado para 5ª feira: “Surpresa de ficar de boca aberta!”, aparecia escrito em tom exclamativo!
De facto o autor do plano tinha razão, a surpresa não defraudou as expectativas. Tratava-se, nada mais nada menos, de……não 1…não 2…não 3 mas sim 4 Médicos Dentistas! Os Drs. João Gião Carvalho, Marisa Meneses, Pedro Moutinho e João Rosa promoveram uma oportuníssima palestra sobre "Saúde Oral em Alto Rendimento", evidenciando o importantíssimo papel que os dentes assumem na Saúde, na performance desportiva e nas nossas vidas. Num clima de interesse, boa disposição e algum receio embutido nos sorrisos, os atletas do CNT tiveram ainda a oportunidade de colocar questões aos ilustres convidados: “Qual a pasta de dentes que devo usar?”, “Qual a periodicidade que devo visitar o dentista?”, “De quanto em quanto tempo devo trocar a minha escova de dentes?”. Umas atrás de outras, as respostas foram elucidando a curiosa plateia sobre tão obscura e constrangedora temática. Foi também tempo para desmistificar o papel do Medico Dentista junto de todos, afinal não são os "monstros" que alguns poderiam imaginar ser. Amavelmente, já no final da sessão, foi oferecida como presente uma escova de dentes eléctrica a cada um dos atletas do CNT. Relembro as palavras do Dr. João Carvalho a esse respeito, “Agora já não há desculpas.”.

Mas mais uma surpresa estava reservada aos nossos meninos, um rastreio individual, 100% gratuito, cortesia dos Dentistas presentes e da “Associação Mundo a Sorrir”. Eram notórios a ansiedade e o nervosismo gerados após tamanha notícia, realce-se que esta era a primeira vez que alguns dos atletas iriam ser confrontados e consultados por um Médico Dentista! Dois a dois, os atletas dirigiram-se ao posto clínico do pavilhão Rota dos Móveis para serem examinados, como mandam as regras e o plano semanal…de boca aberta!

Pequenas cáries, necessidades de destartarização, conselhos e indicações individuais, os atletas foram ouvindo e percebendo que nem tudo estava bem. Ao que recolhemos pelos Dentistas, sem alarmismos, alguns atletas devem mesmo visitar o seu Dentista antes que a situação degenere num problema de difícil resolução.
Para o Dr. João Carvalho esta foi também uma experiência invulgar, responde-nos ele na 1ª pessoa:

P: Para que serviu esta sessão sobre “Saúde Oral em Alto Rendimento”?

R: “Esta sessão serviu, esperamos nós, para esclarecer e sensibilizar os atletas para a importância da higiene oral, cuidados a ter e problemas que daí possam advir para o atleta de alto rendimento.”

P: Que recomendações gostariam de deixar aos atletas envolvidos?

R: “Apenas gostaríamos de relembrar a importância de uma boa escovagem diária, alicerce fundamental para uma boa higiene oral.”

P: O que acharam do CNT de Paredes?

R:” Um bom projecto para os atletas, tanto a nível pessoal como a nível desportivo, onde foi notório um grande acompanhamento e interesse por parte dos formadores que integram este projecto. PARABÉNS!!! Esperamos ter contribuído de alguma forma para o bem-estar e sucesso destes atletas.Sempre que se justifique e necessitem do nosso apoio estaremos disponíveis.”

Em nome do Centro de Treino de Paredes gostaria de endereçar os devidos agradecimentos à Equipa Dentista que, em parceria com a “Associação Mundo a Sorrir”, tornou este projecto realidade. Foram, de facto, de uma simpatia e generosidade dignas de destaque ao nosso “Muito Obrigado”! Esperamos vê-los em breve nos nossos jogos…

Cá estão as fotos prometidas...


4 comentários:

Luís Carlos Pereira disse...

Que pena o nosso Coelhoni não ter estado presente....

Mirra disse...

Em primeiro lugar gostaria de agradecer a amabilidade, disponibilidade e competência do grupo de Médicos Dentistas que nos visitaram.

Em segundo lugar, referir que não será uma cárie que vai impedir os nossos CNTeiros de continuar a sorrir...

Terceiro, a partir de agora só aceito atrasos de manhã se a desculpa for a escovagem matinal dos dentes..

Smile.

Anónimo disse...

Há quem tenha cáries, mas depois há aqueles que não têm, devido a uma grandiosa higiene oral =D

Rui Alves disse...

Em primeiro lugar gostaria de dizer que o Fisio esteve muito bem ao conseguir este contacto (já que não há lesões devido ao grande trabalho preventivo da equipa técnica, ele tinha de fazer alguma coisa...).

Em segundo lugar, referir que espero que os CNTeiros sigam as indicações que foram dadas e transmitam à família a necessidade de passar no dentista...

Terceiro, muito obrigado aos jovens dentistas pela forma simpática com que encararam a importante missão de sensibilizar... objectivo cumprido com distinção!

Bem hajam por isso!