sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Helena Cunha Oliveira... e a FPB aqui tão perto!

Recuperamos esta rubrica que pretende dar a conhecer aqueles que, mesmo a mais de 300Km (na sede da FPB-Lisboa), estão envolvidos de forma mais ou menos directa com o nosso projecto.

Depois de terem passado por aqui a Ana Paula do Departamento Internacional, o Álvaro Amiel do PNIA e o Rui Gouveia da Imagem, reabrimos em grande com a Dr.ª Helena Cunha que, segundo dizem, é responsável da Caixa Forte da FPB, tipo, vá, Tia Patinhas... mas com menos moedas... parece... bem, é melhor sermos simpáticos porque isto tem a ver com pocket-moneys e ainda por cima, pelas fotos, dá para ver que é amiga do Presidente e dos árbitros...

1. O que faz na FPB?
Sou Assessora da Direcção da FPB e sou responsável pelo Departamento Financeiro. Da "equipa" faz parte também a Manuela Azevedo (que está a tempo inteiro na Federação, tal como eu) e o Luis Brás, que é quem faz a nossa contabilidade (é de uma empresa externa). Pagamentos, recebimentos, facturação, processamento de salários, orçamento anual, relatório e contas, orçamentos para projectos especiais, controle de custos desses projectos e de áreas específicas (arbitragem, seguro desportivo, deslocações às regiões autónomas, etc.), preparação de processos para o Instituto do Desporto de Portugal são algumas das tarefas que desenvolvemos. Sem dúvida que consegui juntar duas áreas de que sempre gostei: o Basquetebol e os números! :)

Sem estar directamente associado com a área financeira...Ocasionalmente, colaboro na organização de eventos, o que é muito aliciante porque temos contactos com variadíssimas pessoas - portuguesas e estrangeiras - e, muitas vezes, é a forma de conhecermos as pessoas com quem tantas vezes falamos ao telefone! As obrigações da área financeira não me deixam, no entanto, tanto tempo livre para estas actividades quanto eu gostaria...


2. Qual foi para si o episódio profissional mais marcante desde que está ao serviço da FPB?
Apesar de não estar na FPB há muito tempo (comecei em 1 de Outubro de 1999) , são alguns...
A primeira vez que entrei na Federação Portuguesa de Basquetebol, em 1999...Dizia que tinha entrado na minha "catedral"! :)

A primeira vez que falei ao telefone com o Carlos Lisboa...Liguei à família toda a contar! Alguns não perceberam a emoção :(...

As portas do Pavilhão Atlântico a serem "arrombadas" pelo público ainda antes da Final do Mundial de Juniores 99...Não foi as portas arrombadas em si o mais espectacular (fui a correr chamar a polícia!)...o mais espectacular e marcante foi ver uma quantidade imensa de pessoas a querer entrar para aquele Pavilhão enorme e lotado para ver BASQUETEBOL! Uns anos mais tarde, ver fila (pequena, é bem verdade) para a bilheteira da primeira Final 8! Para quem andava lá a trabalhar foi uma verdadeira emoção e recompensa! Muitas outras experiências em pavilhões “por esse país fora”, mas mencionar todos é difícil, mencionar apenas alguns corro o risco de ser injusta!

A primeira vez que intervi numa Assembleia Geral da FPB...não me lembro do ano, mas sei que foi em Paços de Ferreira: estava uma “pilha de nervos”!

A primeira deslocação ao estrangeiro com uma Selecção Nacional: a Sub-16 Feminina na deslocação a Itália, para as Bolonhiadas...mais tarde a ida ao Campeonato da Europa, na Bósnia: o orgulho de fazer parte da SELECÇÃO NACIONAL!

Mais recentemente, claro, apuramento de Portugal para o Eurobasket2007 e a passagem à 2ª fase.

3. Que opinião tem do CNT Paredes?
Organização (o que, para quem me conhece, é uma característica essencial!) e Inovação. O blog lançado no ano passado – excelente iniciativa! - permite-nos acompanhar este CNT de uma forma mais pessoal e recolher as opiniões genuínas daqueles que são, na minha opinião, os verdadeiros “artistas”: os ATLETAS. Pelas mensagens trocadas, a ideia que fica é a de um verdadeiro espírito de EQUIPA! Faço votos para que assim continuem...BOM TRABALHO!

8 comentários:

Luís Carlos Pereira disse...

De facto o blog tem uma utilidade fantástica, já com algum tempo de serviços prestados à FPB e nunca tive oportunidade de conhecer como hoje a tão influente Dr.ª Helena. Sem falsos elogios assina-lo com agrado o facto de determinadas decisões estarem nas mãos de quem Vive diariamente o Basquetebol como sei que esta Sr.ª o faz, o País e o CNT Paredes bem precisam e agradecem. Aguardamos uma visita.
Cumprimentos.

Mirra disse...

Tão longe e tão perto...assim se testemunham as tarefas de mais um elemento da Nossa Equipa através desta ferramenta fantástica que se tem revelado o Blog. Apesar de, tal como o Luís, ainda não conhecer a Nossa "Tia Patinhas";), a presença do seu nome no nosso CNT é constante fruto do rigor a que determinadas tarefas nos obrigam (ndr: "Mirra, não te esqueças dos recibos senão a Dra. Helena está a telefonar":).
Concordo que os grandes protagonistas são os atletas, estes estão no topo da Pirâmide que no entanto terá de ter uma forte base de apoio na qual sobressai a Dra. Helena Cunha.
No futuro, espero que um dos próximos momentos marcantes ao serviço da FPB tenham como protagonistas os nossos meninos do CNT. Ficamos à espera que um dia destes venha entregar o Pocket Money aos nossos atletas.

Cumprimentos.

Rui Alves disse...

Eu acho uma piada aos comentários destes tipos... nunca os li a escreverem qualquer coisa, já só digo, parecida, acerca da minha pessoa... e chega alguém de fora e desfazem-se em lamechice... não vos querendo desiludir aviso duas coisas importantes seus interesseiros: a Helena é casada e o marido tem muito melhor aspecto que vocês; e não é ela que decide os aumentos...

Rui Alves disse...

Agora mais a sério.

Agradecer a disponibilidade da Helena, entre duas braçadas na Caixa-Forte da Rua da Madalena, para colaborar no nosso Blog.

Profissionalmente, só tenho elogios para fazer.

Pessoalmente, só aviso para terem muito cuidado quando receberem um mail ou carta assinado com a sigla «HCO». Investiguei a fórmula química e constatei que é explosiva... mas também quando associada aos elementos certos torna-se um «bicarbonato» que pode até ser utilizado, imaginem, nos extintores... Fonte:Wikipedia.

De facto, só fica mesmo a faltar uma visita ao CNT Paredes... mas atenção: "não esquecer o preenchimento do número de contribuinte na factura" do transporte...

Pedro Morais disse...

Mesmo para quem não conhece a Dra Helena,a paixão e rigor com que encara a sua vida profissional são facilmente perceptíveis nesta sua pequena entrevista. Tive a felicidade de poder trabalhar com ela no ano que estive no CNT e, como todos os outros, só posso deixar aqui os maiores elogios. Bem haja!

Anónimo disse...

Bem há alguns dias que eu não vinha a este blog. E foi com agrado que registei esta notícia. Conheci a Lena, desculpa, Drª Helena Cunha Oliveira, durante os preparativos do Mundial de Juniores em 1999 e considero que foi a grande aquisição da FPB após este evento. Fiquei deslumbrado com a sua capacidade de síntese do essencial nas infindáveis reuniões e capacidade de trabalho muito acima da média. Outra grande qualidade gosta e sempre que pode apoia e muito o universo do minibásquete.

HCO disse...

Obrigada pelas v/ amáveis palavras...sabem tão bem quanto eu que, quando se trabalha no que se gosta, tudo se torna mais fácil...mesmo com uns dias mais difícieis que outros...
Continuação de bom trabalho! (e divertimento, porque a v/ troca de mensagens é isso que faz transparecer!)

sergiofraga disse...

Sendo os últimos considerados os primeiros, não poderia deixar de corroborar o que anteriormente foi dito pelos meus companheiros.
Ficam dois pedidos: uma visita ao nosso CNT; nessa visita trazer uma prenda aqui para os seus "sobrinhos"! (pedir não custa... tentei rapaziada!!!)
Cumprimentos e obrigado por todo o apoio!