segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Os nossos ex-jogadores enchem-nos de orgulho!

Este fim-de-semana foi especial para dois ex-CNTP (em que, neste caso, “P” ainda é de Porto).

Cláudio Fonseca estreou-se no domingo na Liga ACB (principal Liga Espanhola e uma das mais forte, se não a mais forte, da Europa) ao serviço do Pamesa Valência.

O jogador fez parte da primeira geração que connosco começou o CNT em 2002. Com 1,99m, muito pouco tempo de prática e sem um grande gosto pelo jogo, o jovem do Algés foi para nós um enorme desafio, tanto mais que haviam vozes (algumas de treinadores) que o davam como um “caso perdido”, dada a tamanha descoordenação motora. O bom apoio familiar e o prazer que foi sentindo ao experimentar o sucesso em tarefas simples mas importantes, como desarmes de lançamento, foi decisivo para elevar a sua auto-estima enquanto jogador e para conquistar um “lugar” junto dos companheiros de equipa.


No segundo ano de CNT mudou-se para a Portugal Telecom e elejo um momento chave para o seu grande “salto” qualitativo - o Torneio Internacional de Iscar (Valladolid). O Cláudio viu que havia nos outros países (Espanha, França, Turquia) jogadores da idade e do tamanho dele, que conseguiam fazer “mais coisas”.

Terminando o ciclo de 2 anos no CNTP, fez um bom europeu (Bulgária) e foi assediado por agentes de todo o lado. Escolheu o Pamesa Valência e lá continua até hoje, a trabalhar no duro...

No site http://acbtv.acb.com/ podem ver um resumo de dois minutos do seu jogo de estreia (Valencia x Manresa). Não escondo o arrepio que senti ao ver o número 54, com cara “à Cláudio”, levantar-se do banco para concretizar um sonho. De facto, ele merece, por tudo!

Do mesmo grupo, Fábio Lima, José Silva, Tiago Pinto, Arnette Halman, Aylton Medeiros, Pedro Pinto, Bento Cardoso e Pedro Pereira são também exemplos de sucesso desportivo do nosso CNT.

Da nossa geração seguinte (nascidos em 1990) também já estão a sair jogadores para os principais palcos nacionais (é preciso lembrar que são jovens com apenas 17 anos). Gil Cruz, Marco Rosa, João Guerreiro são exemplos mas o destaque vai para o João Soares. O nosso “Fusso” venceu no passado fim-de-semana mais uma competição nacional, a Supertaça, ao serviço da Ovarense. Aos poucos, o João está a ganhar o seu espaço dentro da equipa.

Todos se recordarão das palavras de incentivo que nos deixou em Julho de 2006, aquando do primeiro estágio de observação para a constituição do CNT. No link em baixo pode ver-se o seu entusiasmo: http://www.record.pt/noticia.asp?id=761140&idCanal=89

Mas outro grande prazer que sinto, enquanto ex-treinador, reside na observação dos valores incutidos e no seu reconhecimento pelo trabalho conjunto. Nestes aspectos, e até à data, só tenho palavras abonatórias para as nossas “estrelas”!

8 comentários:

Celso disse...

Olhó Claudinho, que grande que ele está e já tem barbicha!! :)

Ver aqueles segundos do video, é recordar os bons momentos do passado em que trabalhei convosco e com o Cláudio e pensar auspicioso futuro que ele tem à sua frente.

Abraços e palmadas nas costas!

Luís Carlos Pereira disse...

Em 1º lugar, sempre, parabéns aos atletas! Parabéns também aos treinadores que, muitas vezes alvo de injustas críticas, souberam sempre defender os seus jogadores e projecta-los para o sucesso. Bom trabalho a todos os outros que podem e lá querem chegar…

Anónimo disse...

Mais do que dar os parabéns a todos os CNTP's que atingiram o sucesso, queria deixar também os parabéns àqueles que tão importantes foram a ajudar ao sucesso das estrelas mas que hoje não estão tão visíveis. Aqueles que tiveram a humildade de ouvir os treinadores que os quiseram ensinar são hoje referências.
Ao "Fusso", porque tive o prazer de passar muuuuuuito tempo com o grupo do qual ele fez parte, só uma coisa: afinal o cabelo curtinho só ajuda ao desempenho no jogo!!!
A todos os outros que procuram o sucesso e usando o exemplo do João "Fusso" Soares: no fim do 1º ano do CNTP, a dúvida dele era se conseguiria ficar nos escolhidos para o 2º ano de preparação, e no fim do 2º ano a dúvida dele era qual o melhor contrato a assinar...

sergiofraga disse...

É um privilégio estar, de alguma forma, ligado a estes "miúdos". Para além de bons jogadores, preocupamo-nos em formar honestos cidadãos (é a costela salesiana). E nisso têm todos nota 20!
Parabéns a todos aqueles que estão a ter sucesso desportivo e aos que são quase doutores!
Abraço

Anónimo disse...

Parabéns ao Fissas que a semana passada começou a treinar no SLB. Agora que o Nuno Gomes se lesionou, ainda vais ser chamado pelo Camacho!
Abraço!

Luís Carlos Pereira disse...

O Fissas tá no SLB???

Ovarense disse...

Nem uma referência aos clubes de formação. Referem "os nossos jogadores" É essa falta de humildade, que roça muitas vezes a arrogância com que tratam os clubes, que vocês não conseguem ultrapassar. Vejam os jovens como projectos colectivos e não como instrumentos ao serviço de uma Federação e seus subditos.

Rui Alves disse...

Primeiro que tudo é preciso atender a três coisas:
1. Isto é um simples blog do CNT e não nenhum órgão de informação/divulgação da FPB.
2. Isto é um post da minha total responsabilidade, assim como este comentário, que não vincula nem os meus companheiros treinadores de CNT.
3. Não acredito que alguém com responsabilidades da AD Ovarense viesse fazer um comentário anónimo deste tipo, e deixo claro que este tipo de críticas não afectam em nada a excelente relação que tive, e cntinuo a ter, com os treinadores, pais e jogadores da (real) Ovarense.

É verdade que não referenciei os clubes de formação de todos os jogadores citados (o post destaca o Cláudio Fonseca e o João Soares, e nesses há referências expressas ao clube). Ficam aqui os outros:
- Fábio Lima - Seixal FC e Pamesa Valência
- José Silva, Pedro Pinto, Pedro Pereira e João Guerreiro (Farense) - Barreirense
- Arnette Halman (PT, Algés) - Benfica
- Aylton Medeiros (Seixal FC) - Belenenses
- Bento Cardoso e Marco Rosa - Ginásio
- Tiago Pinto e Gil Cruz (Estoril) - Queluz

Tenho sempre um discurso de defesa dos jogadores e dos interesses dos seus clubes, não só porque acredito que é assim que deva ser mas também porque já estive "do outro lado", ou seja, em equipas com um jogadores num CNT (exemplos do Paulo Cunha e Vitor Carvalho).

Mas insisto em considerá-los nossos! Não há ninguém capaz de «apagar» o que emocionalmente vivemos juntos. Por exemplo com o João, passei mais de 788 horas no campo e no ginásio (433 treinos e 47 jogos) nos dois anos que vivemos juntos, sem contar a Selecção Nacional...

Já agora, e para que conste, recordem lá o meu primeiro post neste blog:

http://cntparedes.blogspot.com/2007/01/eles-andam-mas-sentimos-sempre-saudades.html

Se um adepto ou amigo da Ovarense não compreende isso... lamento...