sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Tarde de emoções e aventura no Rates Park

A equipa deslocou-se ontem a S. Pedro de Rates (Póvoa de Varzim) a convite a empresa AKTIVSPORT (http://www.aktivsport.net/), pertencente ao «grupoAKTIV» e começou por realizar um espectacular circuito de arborismo. Mas o que é isso do Arborismo?

O Arborismo (ou arvorismo) surgiu na Costa Rica no início dos anos 80, como forma de pesquisa da fauna e flora por parte de cientistas que necessitavam observar ou colher animais silvestres, frutos, fungos, folhas e outros organismos que se encontravam no topo das árvores. Mais tarde, chega à Europa através da França que adopta a ideia de praticar o Arborismo como desporto ecológico de aventura. Com o passar dos anos, a prática foi-se desenvolvendo e os percursos começaram a ficar mais elaborados. Cabos de aço, cordas e madeiras formavam escadas, túneis, redes, pontes suspensas, tirolesas. Actualmente, a aplicação do Arborismo vai desde dinâmicas empresariais de recursos humanos até corridas de aventura. Esta actividade proporciona aventura aos participantes ao mesmo tempo que promove uma forte integração com o meio natural, ajudando no desenvolvimento de uma consciência de preservação ambiental.

No Rates Park (www.aktivsport.net/ratespark/), esta actividade consiste na travessia de 12 percursos entre plataformas construidas nas árvores e elevadas a 10 metros de altitude. Fazem parte dos 12 percursos do circuito um mini slide e o grande slide (200 metros), 1 parede escalada (construída numa plataforma a 10 metros de altura elevando-se a um máximo de 20 metros) bem como o fantástico salto de Tarzan através de uma liana. Durante o percurso experimentámos as tradicionais paralelas, ponte himalaia, travessia de teia, bem como diversas pontes com diferentes obstáculos. A faixa etária de participação neste circuito varia conforme a atitude do participante uma vez que a segurança do percurso tanto assegura os mais aptos como os menos capazes (já tiveram meninos de 6 anos a fazer o percurso completo !!!), para além do mais, o circuito foi permanentemente acompanhado por monitores em diversos pontos, devidamente habilitados para tal. Esta é uma excelente actividade de familia / grupo devido à sua grande interactividade, que desde já aconselhamos a TODOS!

Com menos adrenalina, mas não menos diversão, a empresa disponibilizou ainda BTT, cama elástica, matraquilhos... Foram cerca de 3 horas longe do pavilhão mas com grande espírito de camaradagem.

Além do link do Rates Park fornecido atrás, pode encontrar mais informações acerca deste Campo Aventura nos seguintes pdf:

Fiquem agora, em formato vídeo, com 4 corajosas descidas do grande slide...:
(as fotos ficam para depois)











6 comentários:

Rui Alves disse...

Primeiro: Queria agradecer muito ao Mirra. Sem ele, esta experiência fantástica não teria sido possível.

Segundo: O post é "ligeiro" e não faz transparecer o que, para mim, foi o mais importante: como cada jogador foi capaz de se superar (o medo, o desconhecido, a altura, a instabilidade (aparente) do percurso, a adrenalina).

Terceiro: obrigado também ao Marco Inácio e demais monitores (serem competentes é normal, mas serem simpáticos e pacientes merece reconhecimento)

Quarto: rapazes, já sabem que estas e outras actividades são repetíveis e depende em grande parte de vocês, façam por isso.

Anónimo disse...

FOI LINDOO !

Obrigado Mirra e restante equipa !

=DD

sergiofraga disse...

Que pena não ter podido estar presente.
Imagino a loucura e os gritos. Será que alguém pediu um filho ao fisio?! (ele explica-vos).
Agora: ao trabalho para voltarem a repetir a experiência.
Abração

Luís Carlos Pereira disse...

Tomás deu o seu habitual "show", Bruno vacilou mas superou, Eduardo liderou, Toni assustou-se no latão, Mansour ao sair dele, Veludo tem vertigens (como eu), Gabs o Rei da cama elástica, Mota o Armstrong do BTT, Rafa destemido, Nuno o "Tarzan" (não é o Taborda), Álvaro seguro de corda na mão, Belo tem talento futebolístico mas não está habituado a alturas >10metros, Quim a todo-o-terreno, Zé Manel o profissional.
De facto foi excelente, muito curto diria. Mirra: parabéns!
Prof: ouvi dizer que a RTP ia "meter" cameramen...www.rtp.pt
Fraga da prox não pode escapar.
Bom fim de semana para todos.

Anónimo disse...

Queria deixar um grande abraço ao meu GRANDE AMIGO Mirra e desejar-lhe boa sorte nesta nova etapa da sua vida basquetebolistica. Tenho a certeza que com o seu habitual empenho, entusiasmo e profissionalismo vai dar um grande e positivo contributo ao CNT Paredes. Bafo (ou eras o Bafinho) és o MAIOR. Boa sorte para todos, e bom trabalho.
Hugo Matos
MiniBasket C.D.Póvoa

Mirra disse...

Pessoal!!!

1. Obrigado pelos agradecimentos mas foi maior a honra de terem visitado o Rates Park, depois de 2 intensas semanas de trabalho. Penso que foi um merecido prémio para todos.

2. Como o Prof. disse: Continuem a trabalhar como têm feito que novas oportunidades aparecerão para realizar outras actividades.

3. Este género de actividades não se realizam apenas com um objectivo lúdico, nem essa foi a nossa intenção ao deslocar-mos a nossa equipa ao Campo Aventura. O Circuito de Arborismo realizado é excelente na avaliação e desenvolvimento de importantes competências presentes em alta competição tais como: espírito de equipa, liderança, motivação, comunicação, auto confiança e superação, e os nossos rapazes demonstraram que estão à altura ( isso já não é novidade )das exigências que se aproximam.

4. Gostaria de deixar uma breve apreciação ao comportamento dos Nossos Bravos:

Eduardo: neste tipo de actividades aplica-se o velho ditado " candeia que vai à frente alumia 2 vezes ". Neste caso o Eduardo foi o mais convicto.

António: O nosso toni chamou várias vezes pela mãezinha, mas demonstrou que não precisou de ajuda materna para realizar a actividade.

Nuno: Cresceu durante todo percurso ultrapassando os receios iniciais. Apenas caiu naturalmente com o slide.

Bruno: Como rookie que é foi sempre muito cauteloso, mas sempre com passos firmes

J.Álvaro: Apesar das tradicionais bocas ao alentejano esforçou-se por demonstrar o contrário acelerando sempre que necessário

Jonah: Como em tudo o que faz, cerebral. Sempre a executar mas questionar todos os percursos

Joaquim: Responsável durante a sua ascenção e desmedido no virtiginoso slide ( era pa gritar: CNTParedes )

Tomás: O seu à vontade era tanto que aproveitou pra fazer trabalho de fisioterapia... ( deves-me esta sessão fisio)

Mansour: Igual a si próprio "peace nd love". Prof. não podemos divulgar fotos do mansour no circuito senão vão pensar que não se usa capacete de protecção ;)

Mota: mais um interessante caso de avaliação: trabalhador solitário, nunca tem medo de nada,nunca está lesionado, mas assim como na vida desportiva não deve ter medo de assumir as suas capacidades. Neste caso, hesitou no tarzan mas demonstrou que é bom saltador e destemido e que ninguém o parou..

Veludo: Quem dera estar pendurado nas árvores durante o resto do ano, falou em uma hora de percurso tanto como até hoje.. Grande Veludo!! Solta-te e verás a fera que tens dentro de ti ;))

Gabs: O nosso menino da moita demonstrou tudo aquilo que o caracteriza, bom rapaz !! sempre no apoio ao Veludo ( não fosse ele precisar..)

Rafa: Outro, nunca passou cartão a ninguém, " eu é que sei .. ", isso mesmo, é preciso ter e assumir...

Belo: Como em tudo na vida.. Aquele foi apenas mais um passo, neste caso mais uns degraus no longo caminho que são a conquista dos nossos objectivos. FORÇA!! Não te esqueças da nossa aposta, também não se vai conseguir de um dia para o outro.

Zé Manel: Não seria de esperar outra coisa do nosso sargento: Impecável. preparado pro que der e vier...

Fisio: Importante na estabilidade da escada de acesso ao circuito.Só se conhecem ao momento dotes futebolísticos. Ah, é verdade!! Que história é essa de pedir um filho ao fisio..?..

Prof: Grande reportagem fotográfica,como sempre ao nível dos melhores..

Ficou só uma dúvida:

Ficamos sem saber se a restante equipa ( o Prof, o Fraga, o Morais, o Sr. Belém e o fisio )também iria pedir um filho ao Fisio;), uma vez que não testaram o circuito. Fica para a próxima...

Parabéns a todos.

Grande Abraço