terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Quando o basquete passa a ser o acessório...

Ia fazer um comentário ao post anterior mas decidi seguir a máxima de que «uma imagem (foto incluida) vale mais que mil palavras»...

Muitos poderão não ver interesse, mas é de elementar justiça dizer-vos QUEM é o Prof. Eduardo Galguinho... e deixo para o fim o «moral da história»...

Cá está ele, é este o Eduardo Galguinho (pelo menos era assim quando estive com ele há um ano atrás).

Tem genes (e apelido) alentejano mas vive em Seia neste «palácio» e desde cedo que adora o Basquetebol.
De tal forma que conseguiu, ainda jovem, ter à sua porta o primeiro playground da região. Foi jogador e é treinador.

Conhecêmo-lo em 2004, numa altura em que muitas portas se estavam a fechar e estavámos com muitas dificuldades em encontrar apoios para nos prepararmos para o europeu desse verão.
Com a ajuda dos demais colegas do Gabinete de Desporto de Seia conseguiu receber-nos de uma forma FANTÁSTICA.
Apenas alguns exemplos:
- estagiamos uma semana em condições excepcionais de trabalho
- proporcionaram-nos várias e interessantes visitas: museu do pão, museu do brinquedo, etc...
- facultaram-nos canoas para gozarmos as lagoas da Serra da Estrela
- promoveram o Torneio de uma forma ímpar e nada habitual quando se trata de cadetes, destacando eu a enorme faixa pendurada no pavilhão que dizia «Unidos pela selecção» e este outdoor na principal rua de Seia
Foi esta a equipa que à data esteve lá (com muitos ex-CNTeiros).

Como disse antes, o Torneio foi um excelente sucesso organizativo...

E também ficou conhecido como o torneio em que se bateu o recorde de sobremesas comidas no Camelo...

Logo na altura foi da mais elementar justiça reconhecer o trabalho e dedicação demonstrada pelo Galguinho ao longo de toda a nossa estadia.

Naturalmente extensivo aos companheiros de Gabinete, na altura.

Quanto mais não fosse pelo sentimento de dívida com que ficámos, nunca mais perdemos o contacto... e ele deslocou-se mais de uma vez para nos vir ver em acções de formação e clinics.
Um conjunto de circunstâncias várias só nos fizeram regressar a Seia em 2007, em Abril. Cá estamos nós na foto...

Como com o Galguinho não há problemas e sim soluções, se era preciso uma equipa para jogar então toca a reunir malta que pudesse satisfazer o nosso pedido... E ele alinhou a base... do lado direito da foto, entre o Fisio e o Pedro Morais...
E se percebi bem, terá sido um destes companheiros de azul que veio ao Zangão entregar a doce «encomenda».

Mais uma vez proporcionou-nos um bom estágio e acompanhou-nos 24 horas por dia.

E sempre com os «mimos» do costume...

Nesse ano voltamos a estar juntos em Elvas, pois teve o cuidado de nos ir desejar boa sorte para o Eurobasket, e voltamos a encontrar-nos o ano passado...
E ontem, entre uma colherada de queijo e outra de doce, partilhei com a equipa aquilo que penso serem dois importantes ensinamentos:
1. Nós colhemos o que semeámos. Se em 2004 não tivéssemos também uma atitude exemplar e respeitadora, provavelmente não voltaríamos em 2007, nem depois...
2. Se me perguntarem como ficou o resultado do nosso jogo com a Bósnia em 2004, ou com a Itália em 2006, não sei, esqueci-me... mas este gesto que o Galguinho teve connosco nunca mais vou esquecer... até porque o Basquete pode (e deve) ser um pretexto para fazer amigos... e eu tenho a sorte de ter muitos...

6 comentários:

H Matos disse...

Pelas ofertas que tivemos ontem, pelas histórias que ouvimos, e por este post o que eu digo é...
Quando é que vamos a Seia estagiar?

Já agora um agradecimento pelos "petiscos" que deliciaram todos os presentes.

Anónimo disse...

Boa noite,
como só passo por aqui algumas vezes ao dia... não podia agora deixar passar em claro a curiosidade sobre o prof. Gualguinho!

O Basket precisa de personalidades destas, nem mais!! Bem haja!

Quanto ao Rui Alves, é natural que tenha muitos amigos!
Com sobremesas destas não se brinca!

continuem a divertirem-se!
abraço,
PV

Luís Carlos Pereira disse...

Amigo Galguinho sempre com a habitual discrição militar a preparar das suas…

Posso afiançar-te que os atletas adoraram a sobremesa e o uma vez mais o município de Seia fica ligado, pelos melhores motivos, a um ciclo deste Centro de Treino. Quanto aos treinadores, enfim, nem é preciso dizer-te que hoje não falavam noutra coisa senão requeijão. E, como pessoas altamente perspicazes que são, rapidamente perceberam que o produto deve ser consumido no imediato (já devem ter trabalhado na ASAE). Assim, por simpatia, comeram tudo e guardaram-me um bocadinho…do seu testemunho.
Mas queres mais? O Matos até já iniciou um lobby pró-Seia e ameaça fazer campanha todos os dias até se realizar um estágio nesse simbólico município!

Ver estas fotos evoca-me muitas sensações positivas, umas ligadas ao Basket (os nossos ex-CNTeiros) e outras de um modo geral relacionadas com Vida e o convívio (ok, e a gastronomia também). Uma sensação negativa persiste, incomoda-me até: será que o amigo Galguinho tem alergia aos ares do Porto e por isso nunca veio comer a francezinha?!! O convite está lançado desde 2004 e hoje, passados 4 anos e meio, é tornado público!

Parafraseando um amigo que assim se costuma despedir:

“Um abraço e um queijo da Serra!”

Anónimo disse...

Agradeço as palavras do meu amigo Rui. Quanto a ti Luis, as poucas vezes que tive hipotese de ir aí a cima, vocês arranjaram desculpas para não me receber: "temos campeonato da europa"; "estamos de férias" coisas do género (estou a brincar). Eu ando a tentar... Gostava de dar um abraço a "um dos azuis" o meu amigo Ivo que tornou possivel a entrega dessa encomenda.
Um abraço para todos e um beijinho para a Célia e para o Rodrigo. Acho que ele esta a precisar de brincar na neve.

Galguinho

Anónimo disse...

Boas!!

Conhecendo eu o Galguinho como conheço, a "apresentação" que foi feita aqui no Blogue está excelente, não há palavras!!!

Foi um prazer ter feito parte desta pequena surpresa que ele vos preparou...

Sim, sou eu o "rapaz de azul" que levou a encomenda ao Zangão!!
:P

Um abraço.

Anónimo disse...

Grande Galguinho, é um privilégio ter alguém no concelho de seia com esta dedicação ao basket. Até porque ele é meu treinador neste momento.
Um abraço e continua no basket até ficares velhinho ;)