
Hoje à noite vamos fazer um jogo-treino com o Lousada Académico Clube (LAC) e não quis deixar passar esta oportunidade de
postar isto.
A generalidade das pessoas do basquetebol que me conhecem associam-me sempre aos Salesianos. De facto, foi lá que cresci e me formei como jogador, treinador e, principalmente, como pessoa.
Poucos sabem que, em 1997, por desafio da ABP e do então DTR Eurico, deixei uma das referências do basquetebol nacional e fui... começar do zero, literalmente.
Lousada é um Concelho interior no distrito do Porto, que faz limite com Paredes. Possui uma enorme tradição no Hóquei em Campo (e a sua variante Hóquei de Sala), tinha tido à data curtas experiências noutras modalidades, uma piscina e pouco mais...
3 directores, eu e uma colega treinadora chamada Carla Lopes, a 27 de Setembro desse ano, começamos uma coisa bem radical – o Minibasquete.
Pese embora todas as contrariedades (falta de tradição, cultura desportiva, dificuldades de transporte, dispersão da população, etc...), o projecto foi crescendo ano após ano. O apoio da Câmara foi decisivo, o interesse de alguns pais também, mas o factor que, na minha modesta opinião, foi determinante para a consolidação do LAC-Basquetebol foi a extraordinária motivação dos jogadores (miúdos e miúdas sempre com muita vontade de ir, «arrastando» tudo e todos, comprometendo a Vila inteira para uma actividade que queriam que perdurasse, ao contrário de outras que apareciam e desapareciam...).
Em 2000, a secção teve um momento alto que nos encheu de orgulho, o IDP atribuiu o galardão “Reconhecer o Mérito”.

Fui «enganando» os meus amigos para me irem ajudar na parte técnica. Irina Ferreira, Sérgio Fraga e Sérgio Marante foram algumas das vítimas...
Se para alguns (mais ou menos políticos) a contabilidade era a rainha, nós queríamos ter muitos jogadores e jogadoras mas também formá-los para que pudessem chegar ao Alto Rendimento. Cristina Leite, Stella Correia e Nanci Barbosa (ao lado do Fraga na foto, Stella em pé e Nanci em baixo) e ainda Vítor Carvalho (o número 15 na foto comigo, actualmente no MaiaBasket) são exemplos de sucesso individual.

Mas isto do sucesso é sempre relativo, e recordo o esforço contínuo para que a secção mantivesse as actividades. Quando saí, em 2002, confesso que temi pelo futuro, pois o Fraga também saiu para treinador residente do CNT.... mas voltou para lá o Sérgio Marante, que fez um excelente trabalho, e chegou a jogar uma fase final distrital com uma equipa de «loucas»...
Entretanto o Sérgio também saiu (está agora no FC Porto) mas o Hugo Sousa (ex-treinador adjunto do CNT Porto) assumiu a coordenação até aos dias de hoje.
Curiosamente, hoje mesmo, soube uma novidade que me encheu de alegria e um pouco de nostalgia - a Carla Lopes tinha regressado ao clube como treinadora de Minibasquete!
Tenho muito orgulho deste passado! Mesmo!
http://www.fotolog.com/lousadaacbasket