terça-feira, 1 de maio de 2007

Nem em sonhos...

A história já aconteceu há cerca de 1 ano, mas esta é verdadeiramente intemporal e não me canso de falar nela. No vídeo podem ouvir em inglês os pormenores mas aqui fica o essencial: Jason McElwain é um jovem autista (patologia conhecida por causar problemas de inserção e adaptação social, atrasos na linguagem verbal e gestual entre outras consequências) que faz parte da equipa de basquetebol de uma escola secundária nos Estados Unidos. Faz parte no sentido em que é o encarregado dos equipamentos, de passar a bola aos jogadores, de assegurar que todos têm água, etc...
Até ao ultimo ano, nunca sequer se equipou para um jogo mas, em reconhecimento da sua dedicação e de todo o carinho que os restantes estudantes tinham por ele, o treinador, no ultimo jogo da época, decidiu dar-lhe a hipotese de, por uma vez na sua vida, ele se equipar. Não necessariamente para jogar mas pelo menos para sentir o que é vestir a camisola. Toda a gente deve ter pensado: "era tão bom se ele pudesse jogar uns segundos...", alguns mais optimistas terão acrescentado "e já agora que marcasse um cesto...", os sonhadores terão avançado "e se ele marcasse um triplo???". Às vezes a realidade é inacreditável... Para ver e rever...

4 comentários:

Anónimo disse...

ta bonito, qualquer dia até eu marco trilpos....


(reparem nas horas a que foi postado- 01.20) nao ha respeito...

=D

Anónimo disse...

Nem dá para acreditar..

Mas é realidade!

=DD

Anónimo disse...

Fantástica história! De facto, só o basket tem esta magia.

Anónimo disse...

Simplesmente Lindo!!!Grande coraçao e força de vontade que mostra este rapaz!!Eu tenho um primo com esta doença e sei como é dificil lidar com ela,por isso é de louvar o grande Jason;)
PS:acho que vou levar o meu primo para o basket tambem!!hehe
Abraços