terça-feira, 10 de junho de 2008

Estabilizadores de Tornozelo

Na prática do Basquetebol verificamos frequentemente atletas a utilizar estabilizadores do tornozelo, porquê?


O basquetebol é uma modalidade caracterizada por acções realizadas a grande velocidade, em espaços relativamente curtos e com preponderância do movimento de salto. Combinando estes 3 factores, velocidade, espaço exíguo e salto, acrescendo alguns outros como imprevisibilidade e cansaço, cria-se o “cocktail” justificativo das evidências estatísticas: as entorses do tornozelo continuam a ser das lesões mais frequentes do basquetebolista. Então, como a própria sabedoria popular nos dita, “mais vale prevenir que remediar”. Nesse sentido, a indústria médica internacional procura criar ajudas técnicas que profilaticamente contrariem este achado estatístico. De forma contínua e com recurso a vários ramos da ciência, novos e melhores produtos são colocados no mercado tendo como objectivo específico evitar as entorses da tíbio-társica. . Hoje em dia são já muitas as marcas, os modelos, as cores e, claro está, os preços destes produtos. A decisão de compra cabe às necessidades de cada atleta, este deverá sempre que possível orientar a sua escolha em conformidade com o Fisioterapeuta que o acompanha. Conhecidas por estabilizadores de tornozelo ou tornozeleiras, o facto é que as ortóteses para o tornozelo tornaram-se presença comum nos nossos pavilhões


Estando-se a aproximar um calendário competitivo exigente e em que uma lesão, mais do que nunca, poderá ditar o afastamento dos atletas, devem ponderar-se medidas que contribuam para a minimização do risco.
Os interessados podem adquirir livremente os estabilizadores onde quiserem ou, de forma a simplificar o processo e à semelhança do que já foi feito em edições anteriores, sem que daí se retire qualquer lucro, encomenda-lo junto do Fisioterapeuta do CNT. Sugere-se aos interessados que enviem um e-mail para cntparedes@fpb.pt onde explicitem o nome do atleta, número unidades pretendidas, tamanho do pé, nome e número de contribuinte para efeitos de facturação. Este material será encomendado a um vendedor especializado de artigos médico-desportivos e o custo de cada estabilizador rondará os 30-55 euros. Para pagamento os atletas devem ter o dinheiro disponível no acto da compra que, salvo imprevisto, se perspectiva entre 16 a 19 deste mês. A compra dos estabilizadores é facultativa!

(Esclarecimentos e informações adicionais pelos contactos do Fsioterapeuta CNT Paredes.)

Sem comentários: