quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Testemunho na primeira pessoa - João Dias

O que te levou a regressar ao CNT Paredes?
Eu fiz parte da primeira equipa guiada pelo professor Rui Alves em centros de treino na época de 2002/2003. Nesta altura o Centro de Treino encontrava-se no Porto. Mantive-me no CNT também no ano seguinte e disputei o Campeonato da Europa Sub-16 de 2004 em Veliko Tarnovo, na Bulgária. Quando ingressei o CNT Porto tinha 14 anos e foi sem dúvida uma experiência que nunca irei esquecer e que me permitiu crescer enquanto jogador e pessoa. Conheci um lote de pessoas que foi bastante importante para mim na altura e com quem faço questão de, consoante as possibilidades, manter contacto. Já tinha regressado ao Porto para partilhar a minha experiência com outros atletas e para rever amigos que deixei cá e como fui muito bem recebido, decidi voltar e partilhar agora também a minha passagem pela alta competição.

Quais as principais diferenças que encontras entre o CNT Paredes e o CNT Porto?
As principais diferenças que eu noto de um CNT para o outro são apenas estruturais. Em Paredes estão melhor alojados, comem melhor e têm à disposição um pavilhão muito melhor do que aquele que nós dispúnhamos para treinar. Tudo isto são pontos que devem motivar os atletas a dar a devida importância às coisas que têm para também as usarem e estimarem como devem.

De que forma o CNT foi importante para ti?
O CNT foi sem dúvida muito importante para o meu crescimento, não só enquanto jogador de basquetebol mas também enquanto pessoa. Sair de casa aos 14 anos, mesmo que sendo acompanhado durante o tempo em que se está fora, é de facto um passo que tem por trás um amadurecimento pessoal muito grande. Ao contrário do que a maioria dos atletas pensa (também na minha altura), usar os símbolos do CNT não tem só regalias, tem também um dever cívico muito grande pois nós atletas representamos uma instituição cujo nome anda atrás de nós desde o momento que saímos de casa ao domingo até ao momento em que regressamos a esta, à 6ª feira. Por outro lado, a grande maioria das coisas que aprendi sobre o basquetebol foi no CNT. E hoje, mesmo não sendo profissional, continuo a ser apaixonado por esta modalidade desportiva que é para mim a mais cativante e emocionante de todas e não consigo deixar de jogar. Por último, a minha passagem pelo CNT permitiu a minha entrada no Ensino Superior. Graças ao que me foi ensinado em conjunto com o meu empenho e a minha participação em provas internacionais tive direito ao estatuto de atleta de alta competição o que facilitou a minha entrada para o curso de Fisioterapia, curso esse com uma média superior à minha. Hoje em dia, não me via noutro curso senão o que frequento e de certa forma também o devo a todas as pessoas com quem trabalhei no CNT Porto e posteriormente na Selecção Nacional.

Se pudesses voltar atrás no tempo o que mudarias em relação à tua passagem pelo CNT?
Se pudesse voltar atrás e voltar a fazer parte do CNT faria por melhorar a minha postura em relação àquilo que me seria ensinado. Hoje em dia, quando treino no meu clube noto muitas vezes falhas na forma como os meus colegas jogam e trabalham e sinto que o responsável principal por eu ter melhorado a minha visão de jogo é o professor Rui Alves. Se tivesse sido mais autocrítico e tivesse melhorado ainda mais a minha maneira de estar perante o treino talvez o meu percurso “basquetebolístico” tivesse sido diferente. Por outro lado, em relação à escola faria por melhorar o meu rendimento e as minhas notas pois o que nos é ensinado nesse ano segue connosco nos dois anos seguintes e de certeza que o meu rendimento em Évora seria melhor e talvez não fosse necessário o estatuto de atleta de alta competição para entrar na minha escolha no Ensino Superior.

Há alguma mensagem que queiras deixar aos atletas do CNT Paredes?
Tal como o grupo do qual eu fiz parte este conjunto de atletas encontra-se numa fase da vida que requer deles um esforço e empenho enormes. Esta fase, a adolescência é uma fase onde estamos em constante reaprendizagem no que toca ao viver em sociedade. Entrando no CNT tudo parece um mar de rosas e parece que todos os objectivos que traçámos estão mais perto. Tem-se o sonho de ser jogador profissional e fazer do basquetebol vida. A mensagem que eu gostaria de passar aos rapazes que tive o prazer de conhecer é que vejam o CNT Paredes como uma oportunidade, uma oportunidade única na vida deles a qual devem agarrar de forma a tirar o melhor proveito dela mas sempre com muita humildade e muita serenidade. Não se deixem deslumbrar por aquilo que já têm mas tentem retirar sempre mais. Dando um exemplo muito prático: No meu 9º ano pertenci ao Quadro de Honra da Escola Básica 2/3 Manoel de Oliveira em Aldoar. No ano seguinte baixei as minhas notas, notas essas que já contavam para a média necessária para a entrada na Universidade. Contudo pensei: “Eu estou no CNT, tenho estatuto, não preciso assim tanto das notas”. E de repente, quando me vi novamente em Évora na escola secundária deparei-me com uma tarefa muito mais difícil – levantar a média. Consegui o estatuto de alta competição à ultima hora para me candidatar e considero-me um privilegiado por o ter conseguido. Caso contrário estaria num curso que não era “meu”. Por isso desejo que todos tenham muita humildade e nunca se satisfaçam com pouco, tanto na escola como no basquetebol. Gozem os momentos que partilham juntos, tanto nos treinos como nos jogos e façam por ouvir, escutar e absorver todos os ensinamentos que o professor Rui e o Matos têm para vos dar pois mais tarde sentirão que esses ensinamentos foram essenciais para fazer de vocês jogadores especiais e melhores. Concentração, disciplina e gozo é aquilo que eu desejo que tenham em campo.

Ps: Possivelmente vocês até já têm conhecimento destes vídeos mas ficam aqui os nomes com os quais podem pesquisar no youtube sobre basquetebol:
1 – Art of shoting
2 – Michael Jordan Fundamentals
3 – Rebounding fundamentals (e depois terão uma série de vídeos relacionados com variados aspectos “basquetebolísticos”: Trabalhar sem bola, lançar, driblar, passar, sacar faltas atacantes etc.

1 comentário:

Carlos Janes disse...

Fico feliz por continuares com a mesma humildade de sempre. Estás em grande forma nos estudos, já sei, e como vai o basquetebol?

Um abraço do amigo e treinador

Carlos Janes