VENCEDORES E DERROTADOS, vejam em que grupo se encontram...
Quando um VENCEDOR comete um erro, diz: “Enganei-me“, e aprende a lição.
Quando um DERROTADO comete um erro, diz: “A culpa não foi minha“, e responsabiliza terceiros.
Um VENCEDOR sabe que a adversidade é o melhor dos mestres.
Um DERROTADO sente-se vítima perante uma adversidade.
Um VENCEDOR sabe que o resultado das coisas depende de si.
Um DERRROTADO acha-se perseguido pelo azar.
Um VENCEDOR trabalha muito e arranja sempre tempo para si próprio.
Um DERROTADO está sempre "muito ocupado" e não tem tempo sequer para os seus.
Um VENCEDOR enfrenta os desafios um a um.
Um DERROTADO contorna os desafios e nem se atreve a enfrentá-los.
Um VENCEDOR compromete-se, dá a sua palavra e cumpre.
Um DERROTADO faz promessas, não “mete os pés a caminho” e quando falha só se sabe justificar.
Um VENCEDOR diz: "Sou bom, mas vou ser melhor ainda".
Um DERROTADO diz: "Não sou tão mau assim; há muitos piores que eu".
Um VENCEDOR ouve , compreende e responde.
Um DERROTADO não espera que chegue a sua vez de falar.
Um VENCEDOR respeita os que sabem mais e procura aprender algo com eles.
Um DERROTADO resiste a todos os que sabem mais e apenas se fixa nos seus defeitos.
Um VENCEDOR sente-se responsável por algo mais que o seu trabalho.
Um DERROTADO não se compromete nunca e diz sempre: “Faço o meu trabalho e é quanto basta”.
Um VENCEDOR diz: “Deve haver uma melhor forma de o fazer. . .”
Um DERROTADO diz: “Sempre fizemos assim. Não há outra maneira.”
Um VENCEDOR é PARTE DA SOLUÇÃO.
Um DERROTADO é PARTE DO PROBLEMA.
Um VENCEDOR consegue "ver a parede na sua totalidade".
Um DERROTADO fixa-se "no azulejo que lhe cabe colocar".
Em que grupo te encontras ??
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Testemunho na primeira pessoa - João Dias
Eu fiz parte da primeira equipa guiada pelo professor Rui Alves em centros de treino na época de 2002/2003. Nesta altura o Centro de Treino encontrava-se no Porto. Mantive-me no CNT também no ano seguinte e disputei o Campeonato da Europa Sub-16 de 2004 em Veliko Tarnovo, na Bulgária. Quando ingressei o CNT Porto tinha 14 anos e foi sem dúvida uma experiência que nunca irei esquecer e que me permitiu crescer enquanto jogador e pessoa. Conheci um lote de pessoas que foi bastante importante para mim na altura e com quem faço questão de, consoante as possibilidades, manter contacto. Já tinha regressado ao Porto para partilhar a minha experiência com outros atletas e para rever amigos que deixei cá e como fui muito bem recebido, decidi voltar e partilhar agora também a minha passagem pela alta competição.
Quais as principais diferenças que encontras entre o CNT Paredes e o CNT Porto?
As principais diferenças que eu noto de um CNT para o outro são apenas estruturais. Em Paredes estão melhor alojados, comem melhor e têm à disposição um pavilhão muito melhor do que aquele que nós dispúnhamos para treinar. Tudo isto são pontos que devem motivar os atletas a dar a devida importância às coisas que têm para também as usarem e estimarem como devem.
De que forma o CNT foi importante para ti?
O CNT foi sem dúvida muito importante para o meu crescimento, não só enquanto jogador de basquetebol mas também enquanto pessoa. Sair de casa aos 14 anos, mesmo que sendo acompanhado durante o tempo em que se está fora, é de facto um passo que tem por trás um amadurecimento pessoal muito grande. Ao cont
Se pudesses voltar atrás no tempo o que mudarias em relação à tua passagem pelo CNT?
Se pudesse voltar atrás e voltar a fazer parte do CNT faria por melhorar a minha postura em relação àquilo que me seria ensinado. Hoje em dia, quando treino no meu clube noto muitas vezes falhas na forma como os meus colegas jogam e trabalham e sinto que o responsável principal por eu ter melhorado a minha visão de jogo é o professor Rui Alves. Se tivesse sido mais autocrítico e tivesse melhorado ainda mais a minha maneira de estar perante o treino talvez o meu percurso “basquetebolístico” tivesse sido diferente. Por outro lado, em relação à escola faria por melhorar o meu rendimento e as minhas notas pois o que n
Há alguma mensagem que queiras deixar aos atletas do CNT Paredes?
Tal como o grupo do qual eu fiz parte este conjunto de atletas encontra-se numa fase da vida que requer deles um esforço e empenho enormes. Esta fase, a adolescência é uma fase onde estamos em constante reaprendizagem no que toca ao viver em sociedade. Entrando no CNT tudo parece um mar de rosas e parece que todos os objectivos que traçámos estão mais perto. Tem-se o sonho de ser jogador profissional e fazer do basquetebol vida. A mensagem que eu gostaria de passar aos rapazes que tive o prazer de conhecer é que vejam o CNT Paredes como uma oportunidade, uma oportunidade única na vida deles a qual devem agarrar de forma a tirar o melhor proveito dela mas sempre com muita humildade e muita serenidade. Não se deixem deslumbrar por aquilo que já têm mas tentem retirar sempre mais. Dando um exemplo muito prático: No meu 9º ano pertenci ao Quadro de Honra da Escola Básica 2/3 Manoel de Oliveira em Aldoar. No ano seguinte baixei as minhas notas, notas essas que já contavam para a média necessária para a entrada na Universidade. Contudo pensei: “Eu estou no CNT, tenho estatuto, não preciso assim tanto das notas”. E de repente, quando me vi novamente em Évora na escola secundária deparei-me com uma tarefa muito mais difícil – levantar a média. Consegui o estatuto de alta competição à ultima hora para me candidatar e considero-me um privilegiado por o ter conseguido. Caso contrário estaria num curso que não era “meu”. Por isso desejo que todos tenham muita humildade e nunca se satisfaçam com pouco, tanto na escola como no basquetebol. Gozem os momentos que partilham juntos, tanto nos treinos como nos jogos e façam por ouvir, escutar e absorver todos os ensinamentos que o professor Rui e o Matos têm para vos dar pois mais tarde sentirão que esses ensinamentos foram essenciais para fazer de vocês jogadores especiais e melhores. Concentração, disciplina e gozo é aquilo que eu desejo que tenham em campo.
Ps: Possivelmente vocês até já têm conhecimento destes vídeos mas ficam aqui os nomes com os quais podem pesquisar no youtube sobre basquetebol:
1 – Art of shoting
2 – Michael Jordan Fundamentals
3 – Rebounding fundamentals (e depois terão uma série de vídeos relacionados com variados aspectos “basquetebolísticos”: Trabalhar sem bola, lançar, driblar, passar, sacar faltas atacantes etc.
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
João Dias está de visita ao CNT Paredes
João Dias faz parte das primeiras gerações que viveram no CNTP, sendo que o «P» ainda era de Porto.
Foi em 2002 que deixou Évora e rumou semanalmente à invicta. A par do seu empenho excepcional, o João possuía características da sua personalidade que o transformavam num líder nato, sendo naturalmente o capitão de equipa durante os dois anos de CNT.
Em 2004 cumpriu o sonho de jogar um europeu (Sub-16/Bulgária) e o seu percurso basquetebolístico continuou, embora não no alto rendimento.
Teve umas «aparições» nas selecções de Sub-18 mas a vertente académica começou a falar mais alto. Usufruindo o «Estatuto de Alta Competição», o João conseguiu o acesso facilitado à Universidade, sendo agora finalista na área de Fisioterapia.
Em 2005 fez uma visita (bem proveitosa, por sinal) ao nosso CNT e este ano quis repetir.
A experiência que tem transmitido aos jovens CNTeiros nestes dias é de enorme valor, o que agradecemos muito.
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
20 VALORES!

Mas desta vez não se trata de exames ou provas globais do 9º ou 10º ano…
Pedro Ramos de Carvalho, o Nutri cá entre nós, defendeu esta semana a sua tese de licenciatura na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e teve «apenas» 20 valores! E se isso já era suficiente para nos enchermos de orgulho, muito mais ficamos pela nossa pequena quota parte no resultado. É que o trabalho de investigação experimental foi realizado no nosso CNT (lembram-se de passar sede? E do powerade?), intitulado «Impacto da restrição hídrica e ingestão ad libitum de bebidas desportivas e água na performance de basquetebolistas adolescentes de elite».
Ao longo da época passada, o Nutri foi também um exemplo para todos pelo empenho, rigor e capacidade de trabalho. Foi professor assistente na sua faculdade, tomou a opção de estagiar em mais de um local, cumpriu todos os seus compromissos connosco e, é justo dizê-lo, foi o principal impulsionador de algumas das actividades que realizámos.
Enfim… 20 valores!
domingo, 20 de setembro de 2009
Plano Semanal
O plano da segunda semana é o seguinte:
Plano Semanal 20 a 25 Set
Falta ainda referir que esta semana vamos receber no nosso CNT uma visita especial...
Bom trabalho!
Plano Semanal 20 a 25 Set
Falta ainda referir que esta semana vamos receber no nosso CNT uma visita especial...
Bom trabalho!
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Plano Escolar
O plano escolar, ou seja, as datas previstas das avaliações, pode ser descarregado AQUI.
Como é um documento sujeito a alterações, esteja atento às actualizações que serão disponibilizadas neste blog na secção respectiva, na barra da esquerda, "Minha querida escolinha".
Como é um documento sujeito a alterações, esteja atento às actualizações que serão disponibilizadas neste blog na secção respectiva, na barra da esquerda, "Minha querida escolinha".
E a primeira semana chegou ao fim…
Para todos foi a primeira semana desportiva no CNT Paredes nesta nova época, 2009 / 2010 já com muito trabalho à mistura, no qual os atletas se empenharam ao máximo, como de resto se espera que aconteça durante toda a restante época.
Foi também a primeira semana na escola, que decorreu normalmente, com a apresentação dos professores para este novo ano lectivo, conhecimento dos novos horários escolares, recepção dos novos livros escolares… e tudo o resto que envolve este inicio de ano escolar.
Muito positiva foi também a entreajuda, camaradagem, cumplicidade e união já existente entre todos os atletas durante esta semana, o que facilitou a adaptação de todos a esta nova vida que irão ter durante os próximos 9 meses.
Esperemos que todos aproveitem esta oportunidade que estão a ter ao máximo, e que para todos seja mais um ano de grande evolução em todos os aspectos. Isso só poderá ser conseguido por todos se derem o máximo em tudo, na parte desportiva e na parte escolar.
Agora é aproveitar o fim-de-semana para descansar, estar com a família e amigos pois Domingo à noite cá estamos nós outra vez para mais uma semana.
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Micha acaba com férias de mais um «rookie»...
terça-feira, 15 de setembro de 2009
«Rookies» a chorar pelos cantos... ou não...
Na realidade, apenas os dois da extremidade estão a viver uma experiência completamente nova nas suas vidas e, até ver, estão a dar muito bem conta do recado...
Não podemos terminar sem um elogio aos demais CNTeiros que, tal como se esperava, têm facilitado a integração na «família» destes novos membros.
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Começou o CNT Paredes 2009/2010
Às 18h de domingo teve início a edição 2009/2010 do CNT Paredes Rota dos Móveis. No renovado Hotel Zé do Telhado, onde a equipa vai viver entre domingo e sexta-feira, os familiares dos jogadores e os responsáveis pelo projecto reuniram-se. Tendo em conta que 8 elementos trasitaram da época anterior e 2 frequentavam o CNT Paulo Pinto, foram poucas as dúvidas e as despedidas bem menos «angustiantes» comparativamente com o ano passado...
Em seguida a equipa fez a primeira refeição no restaurante Zangão onde, seguramente por lapso, foi servida canja de galinha em vez de sopa de ervilhas... foi tempo de matar saudades e começar a bolsa de apostas sobre os campeões nacionais de sub-16 e sub-18...
Antes do recolher houve ainda tempo para uma reunião da nova «família CNTP» com o objectivo de dar a conhecer o Regulamento Interno e as principais normas e procedimentos a cumprir.
Felicidades para TODOS!

Em seguida a equipa fez a primeira refeição no restaurante Zangão onde, seguramente por lapso, foi servida canja de galinha em vez de sopa de ervilhas... foi tempo de matar saudades e começar a bolsa de apostas sobre os campeões nacionais de sub-16 e sub-18...
Antes do recolher houve ainda tempo para uma reunião da nova «família CNTP» com o objectivo de dar a conhecer o Regulamento Interno e as principais normas e procedimentos a cumprir.
Felicidades para TODOS!
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
CNT Paredes na Imprensa
Hoje, a partir das 19 horas, na RÁDIO CLUBE DE PENAFIEL, o programa POLIDESPORTIVO dedica uns minutos ao arranque do CNT Paredes Rota dos Móveis, pela voz do Prof. Rui Alves. Pode acompanhar a emissão online através do posto de escuta no site da rádio, ou sintonizar 91.8 FM na região do Porto e Vale do Sousa.
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
1960
Sorry for the delay in the Development Stats but I will only be able to post them on the weekend...
In the meantime...
1960...can anyone guess what this number represents? (and no... I was born a lot after 1960.. :) )
Pedro
In the meantime...
1960...can anyone guess what this number represents? (and no... I was born a lot after 1960.. :) )
Pedro
domingo, 6 de setembro de 2009
E só falta uma semana...
Domingo, dia 13 de Setembro, tem início a edição 2009/2010 do CNT Paredes Rota dos Móveis.
Estes são os 12 jogadores que vão fazer parte do projecto:
André Miguens
Bernardo Mesquita
Diogo Ventura
Guilherme Maia
João Galina
José Miranda
Michael Duarte
Miguel Oliveira
Pedro Bastos
Pedro Cruz
Ricardo Conceição
Rui Martins
Treinador Principal: Rui Alves
Treinador Residente: Hugo Matos
Treinador Adjunto / Psicólogo: Sérgio Fraga
Médico: Basil Ribeiro
Fisioterapeuta: Miguel Ribeiro
Escola: Sec. Daniel Faria – Baltar
Alojamento: Paredes Design Hotel (Zé do Telhado)
Alimentação: Restaurante O Zangão
Estes são os 12 jogadores que vão fazer parte do projecto:
André Miguens
Bernardo Mesquita
Diogo Ventura
Guilherme Maia
João Galina
José Miranda
Michael Duarte
Miguel Oliveira
Pedro Bastos
Pedro Cruz
Ricardo Conceição
Rui Martins
Treinador Principal: Rui Alves
Treinador Residente: Hugo Matos
Treinador Adjunto / Psicólogo: Sérgio Fraga
Médico: Basil Ribeiro
Fisioterapeuta: Miguel Ribeiro
Escola: Sec. Daniel Faria – Baltar
Alojamento: Paredes Design Hotel (Zé do Telhado)
Alimentação: Restaurante O Zangão
Subscrever:
Mensagens (Atom)