A colaboração do CNT Paredes com a Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física da Universidade de Coimbra tem tido frutos, para ambos. A publicação recente do livro «Auxiologia e Cineantropometria» do Atleta e Adolescente, bem como a participação no X Fórum Internacional do Desporto são apenas os últimos exemplos.
Na quarta-feira passada deslocamo-nos a Coimbra para recolhermos parte dos dados da «colheita» nascida em 1994/95.
Humberto Carvalho (o mais à esquerda da foto) é um dos professores responsáveis do grupo de investigação, que teve a amabilidade de nos deixar em baixo um resumo do que tem sido feito.
A Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC) e os Centros Nacionais de Treino sub-16 (Paredes e S. João da Madeira; CNT´s) têm colaborado desde 2006 numa linha de pesquisa dedicada ao estudo do estado de crescimento, maturação biológica e aptidão funcional no jovem basquetebolista. De uma forma resumida, pretende-se caracterizar a prontidão dos jovens atletas para aquilo que são hoje as exigências de formação desportiva, em particular de volume de treino e competição.
Entre as várias dimensões do estudo, têm sido avaliadas a aptidão anaeróbia (prova de corrida vai-e-vem de 140 metros no campo de basquetebol, uma prova de sete corridas de 35 metros e uma prova de esforço de 30 segundos numa bicicleta), aptidão aeróbia (corrida vai-e-vem de 20 metros com e sem intervalos de recuperação), indicadores de força isocinética e impulsão vertical, estimativa da idade óssea dos jovens (com base na radiografia do pulso esquerdo). A presente pesquisa está a possibilitar a validação de um método, ajustado aos jovens basquetebolistas, para estimar a estatura adulta predita também com base no conhecimento da estatura do pai e da mãe biológicos.
Estando o projecto de investigação e colaboração entre a FCDEF-UC e CNT´s, os dados obtidos permitiram a produção de publicações em jornais científicos internacionais, reportando informação e inovações metodológicas relevantes para a preparação desportiva aplicada a jovens basquetebolistas e para a investigação científica aplicada a jovens atletas. Adicionalmente, esta colaboração tem permitido acumular um conjunto de informação relevante para os treinadores dos CNT´s.
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário