sexta-feira, 30 de março de 2007

3 perguntas a... Tomás Dziedicz

1. Como tem sido esta experiência no CNT Paredes? Para mim a experiência tem sido boa. Já evoluí a nivel basquetebolístico, a nível intelectual e também fiz novos amigos. Vou trabalhar ainda mais para que esta experiência continue a valer a pena.
PS - Sendo eu uma pessoa que costuma fazer tantos comentários, espero que façam o mesmo. E como é obvio: viva ao Vitoria de Setúbal!

2. Com um apelido desses não devias estar num CNT polaco?
O nome “Dziedicz” é de origem polaca e daí vem a minha grandiosa beleza estética, dos meus antepassados polacos. Se eu quisesse ir para um CNT polaco já estaria em vantagem, era só falar com o Sr. Luis Pereira (o fisio) que ele com os seus “conhecimentos” arranjava-me um lugarzinho de certeza... No entanto, como o CNT Paredes é o melhor do mundo, vou ficar por aqui.

3. O que achas do nosso Blog?
Acho que o blog é interessante pois podemos divulgar o que de mais importante se passou durante a semana e algumas das situações mais divertidas, dá tambem para mandar alguns bitaites aos nossos colegas além de que é algo que, um dia mais tarde, poderemos ver e recordar...

terça-feira, 27 de março de 2007

Da Taça para a Festa

Num curto espaço de tempo, dois grandes eventos marcam a actualidade basquetebolística no nosso país. No passado fim-de-semana, decorreu a Final a 8 da Taça de Portugal, em Paços de Ferreira. Não tive oportunidade de assistir ao Compal Air 3x3, mas a opinião unânime é que foi um sucesso em número de participantes e de público. Quanto ao Mini, achei notável o facto de meia dúzia de responsáveis, com a colaboração dos animadores dos clubes, pôr toda a “máquina a rolar”, num clima de festa, com música e os adorados insufláveis... Na competição sénior, a organização ABP/CMPF foi incansável e, na minha opinião, atingiu a excelência. Outro evento paralelo onde tive a oportunidade de participar foi o Clinic. E aí, deixem que vos escreva, registei um pequeno “se não”. De facto, ficou bem aquém das minhas expectativas o número de participantes. A acção foi bem divulgada, o dia e hora foi bem escolhido (não havia NENHUM jogo agendado), Valentyn Melnychuk é seguramente o treinador do nosso país com melhor currículo, as oportunidades de estar com ele no Norte são mais reduzidas, o tema (scouting) é decisivo no actual contexto competitivo, é um assunto de alguma forma inovador e houve o cuidado de ser associado ao jogo histórico que permitiu o apuramento para o Euro 2007 – o Portugal x Israel, portanto, não encontro motivo para terem aparecido “apenas os do costume”. Depois, como também começa a ser normal nestas coisas, recebo a posteriori e-mails de amigos e mais ou menos conhecidos a justificar a ausência (alguns) e a pedir “a documentação”... Tendo esta acção sido suportada fundamentalmente pelo video, animações e ainda pelas demonstrações em campo dos jogadores do Maia Basket, não foi entregue nenhum documento escrito aos participantes. Contudo, no seguinte link será possível descarregar um documento com os ataques de Israel que foram dissecados na apresentação de sábado passado:

Playbook_Israel.pdf

No próximo fim-de-semana vai realizar-se a Festa do Basquetebol. Estou a ver o universo associativo muito comprometido, o que é indispensável para o sucesso deste mega-evento. Espero que a viagem, o convívio e todos os momentos não competitivos sejam de pura festa... sem excessos e com muita responsabilidade. Gostei também da recuperação do termo “Campeonatos de Portugal Interselecções”, que, na minha visão, em nada colide com a Festa. Espero que a preparação desportiva tenha sido uma realidade e espero também que o espírito competitivo esteja presente. Se porventura as duas coisas forem inconciliáveis não tenho dúvidas: salvaguardar em primeiro lugar os interesses de todos os que vão para jogar “a sério” em detrimento dos que vão apenas passear. Sobre este assunto, há poucos dias um jogador contava-me as suas motivações em participar, por esta ordem (segundo ele): possibilidade de ser observado pela equipa técnica nacional, ser campeão pelo seu distrito e divertir-se fazendo novos amigo(a)s. Que assim seja!

segunda-feira, 26 de março de 2007

Desistir? Nunca!!!

Faltam 45 segundos para acabar a final do campeonato, a tua equipa perde por 7 e tudo parece estar contra ti... Não sabes, mas os adversários ainda vão marcar mais um ponto e vocês, ainda por cima, vão falhar um lançamento livre... Impossível de recuperar não é? Talvez não...

BI do... Ricardo Machado

1. Sou
Alcunha: Nenhuma em especial, sou tratado por "Machado"
Nascimento: 19/10/1992
Cidade onde moro: Vila Real
Ano escolar: 9º
Historial basquetebolístico: Basket Vila Real (6 anos) e Diogo Cão (1º ano)
Clube onde jogo: Diogo Cão

2. Gosto
Comida: Hamburguer com batatas fritas
Bebida: Coca Cola
Filme: Senhor dos Aneis 3
Site: www.hi.com
Calçado: Jordan
Desporto: Futebol
Futebol: F.C. Porto

3. Mensagem
Que continuemos a ser uma família forte e unida pois assim vamos ultrapassar todas as dificuldades.

sexta-feira, 23 de março de 2007

Férias!!!


Esta semana encerrou o 2º período lectivo e depois de semanas extremamente exigentes, tanto em termos académicos como em termos desportivos, os nossos putos grandes (ok Gabriel..tu não és puto, não te chateies...)puderam "respirar" um pouco. Assim sendo, na quarta-feira à noite pudemos, pela primeira vez desde o inicio do ano lectivo, ir ao cinema! Ao contrário do que a foto em que o Tomás e o Nuno posam com o Mr Bean(ai) possa indicar, o filme escolhido foi o "Norbit" com o Eddie Murphy. A comédia foi de encontro às expectativas criadas, sendo que até encontramos algumas semelhanças entre as personagens e alguns dos nossos artistas... mas é melhor eu ficar por aqui ;) ...

Na quinta feira tivemos a sorte de ter a final a 8 da Taça de Portugal bem perto de Paredes, mais precisamente em Paços de Ferreira e não quisemos deixar de marcar presença. Dadas as nossas limitações de horario, o unico jogo que pudemos assistir foi o Ginásio-Porto mas os nossos jovens atletas não perderam pitada do desafio e, já agora, também dos intervalos, não é Mansour?

E depois de tudo isto... férias!!! Férias da escola mas não do basquete, porque entre jogos dos clubes, selecções distritais e selecções nacionais, todos vão poder aperfeiçoar as suas capacidades basquetebolisticas... A melhor das sortes para todos e que regressem mais fortes que nunca...

quarta-feira, 21 de março de 2007

Nova votação para os Minis

A pouco mais de três semanas do prazo da entrega na FPB das propostas dos novos nomes dos minis, é tempo de balanço e de reformulação. Em primeiro lugar, agradecer os mais de 160 votos nos nomes que lançamos há cerca de um mês. A proposta “escolham outros” foi a mais votada. Contudo, à boa maneira portuguesa, se assim podemos rotular, apenas surgiu uma única opinião alternativa. É certo que no portal da FPB e outros sítios e blogs encontrámos designações bem interessantes...

O que agora fizemos foi submeter essa nova proposta a votação(obrigado "anónimo", "eduardo" e "a"), em substituição da menos votada anteriormente (Mini A, B e C). Fizemos o “reset” e retiramos também o “escolham outros”, visto que é tempo de decisões...

Vamos lá escolher o nome “oficial” que o nosso CNT vai propor! Votem!

segunda-feira, 19 de março de 2007

Plano Semanal 18 a 23 Mar

O plano está disponível para descarregar na seguinte ligação:

Plano Semanal_18_a_23_Mar

Bom trabalho!

quinta-feira, 15 de março de 2007

3 perguntas a... Pedro Belo

1. Como tem sido esta experiência no CNT Paredes?
Boa, tem sido produtiva quer a nível desportivo quer a nível social.

2. Como é ser aqui o “gigante”?
É giro ser o mais alto da minha idade, as pessoas têm sempre expectativas elevadas, o que é bom mas também tem o seu lado negativo pois estão quase sempre à espera que eu faça coisas do outro mundo.

3. O que achas do nosso Blog?
Acho que é bom porque podemos mandar piropos uns aos outros e também porque permite que as pessoas de fora nos conheçam melhor e saibam o que fazemos.

quarta-feira, 14 de março de 2007

100%

Mansour, com resultados destes até já estás perdoado por terES dito que o teu pai era biológico em vez de biólogo... 100% no teste de Ciências 100% no teste de Ciências 100% no teste de Ciências 100% no teste de Ciências 100% no teste de Ciências 100% no teste de Ciências 100% no teste de Ciências 100% no teste de Ciências 100% no teste de Ciências 100% no teste de Ciências 100% no teste de Ciências 100% no teste de Ciências 100% no teste de Ciências 100% no teste de Ciências 100% no teste de Ciências 100% no teste de Ciências 100% no teste de Ciências 100% no teste de Ciências 100% no teste de Ciências 100% no teste de Ciências!

Parabéns!

QUEM É O PRÓXIMO???

terça-feira, 13 de março de 2007

Discos pedidos com dedicatória

E eis que chegou a vez do nosso Energizer Bunny... Quando a malta tá cansada, tá tudo calado e com as baterias em baixo, o António continua sempre pronto a fazer uma brincadeira, sempre pronto a dizer um daqueles comentários bem dispostos dele... Às vezes é um chato do caraças :) , mas isto sem ele não tinha a mesma piada... Só estou a falar bem dele porque resolveu dar graxa e dedicar-me a música pois, segundo ele: "é das musicas que mais pões ultimamente na carrinha...".

Eu cá por mim acho que ele devia dedicar a uma certa pessoa da escola... love is in the air...

É só clicar no botão play no lado esquerdo em baixo...

Tem a palavra o Treinador: San Payo Araújo

Treinar capacidades coordenativas? Sempre! (I)
O exemplo do Nelson Santos


É com todo o prazer que eu colaboro no blog do CNT Paredes. Entre os vários temas que o amigo Rui Alves me propôs, resolvi pegar no tema capacidades coordenativas e fundamentos contando uma pequena história.
Decorria a época de 1997/98, quando treinei pela última vez seniores masculinos. Foi a equipa do Atlético, que militava na 1ª Divisão, actual Proliga. Nessa época foi-me apresentado o Nelson Santos, 29 anos, 2 metros de altura, excelente compleição física e grandes capacidades atléticas, nomeadamente a impulsão, tão característica dos jogadores de origem africana.
Com grande espírito de humor o Nelson, porque nasceu em Alcântara costumava dizer que o único verdadeiro atlético era ele. A nível de fundamentos o Nelson era bastante frágil. Como ele costumava dizer: “Se fosse andebol eu só entrava para defender.” Embora lesse bem o jogo, dentro de campo o Nelson limitava-se a ganhar bem a posição para os ressaltos, dar uns bloqueios, uns tempos de ajuda e de vez em quando, se “necessário” uns “body-checks”.
Como treinador, mesmo os seniores, acredito que há sempre necessidade de treinar capacidades coordenativas e como tal, dependendo das alturas competitivas, grande parte do treino passou pelos fundamentos, drible 1x1 campo inteiro, jogo 1x1, várias formas de lançamento, exercícios dinâmicos envolvendo o passe, o drible etc. Quando chegava aos exercícios que envolviam manejo de bola e fundamentos, em que o Nelson se sentia desconfortável, ele pedia-me para não participar, ao qual eu respondi, que no treino ele fazia os exercícios que eu entendia que ele devia fazer, ou seja todos.
Com o decorrer da época e à medida em que se ia sentido mais confiante e mais solto, eu vi num jogo, já perto do fim da época, e a contar para a extinta Taça da Federação, o Nelson ganhar um ressalto na tabela defensiva, e com a sua mão esquerda, ele é canhoto, fazer um “costa a costa” sempre em drible. Em abono da verdade às vezes o drible não era muito controlado, era mais o Nelson que ia atrás da bola, mas perto do cesto lá conseguiu agarrar a bola e para delírio de toda a equipa fazer um lançamento da passada e marcar dois pontos. O Luis Manso, um dos bases da equipa nesse ano comentou, com o seu espírito de humor, qualquer coisa como, queres ver que temos mais um base na equipa.
No ano seguinte como aceitei ser Director Técnico na ABLisboa, deixei de treinar os seniores do Atlético, mas não deixei de acompanhar alguns jogos do Nelson, que estava tecnicamente cada vez mais forte e participativo nas acções ofensivas do jogo, retirando deste, como mais tarde me confessou, muito mais prazer.
Esta pequena história apenas reforça uma convicção profunda, embora haja uma idade privilegiada para desenvolvermos as capacidades coordenativas, estas continuam, com espaço para o seu desenvolvimento, pelo que há pergunta; Devemos treinar capacidades coordenativas e os fundamentos? Respondo apenas com uma palavra: SEMPRE.

A. San Payo Araújo

segunda-feira, 12 de março de 2007

BI do... Ricardo Mota

1. Sou
Alcunha: T-Mota
Nascimento: 08/05/1992
Cidade onde moro: Aveiro
Ano escolar: 7º
Historial basquetebolístico: Galitos (5 anos)
Clube onde jogo: Galitos

2. Gosto
Comida: Bacalhau com natas
Bebida: Ice Tea
Filme: Coach Carter
Site: www.fpb.pt
Calçado: Converse All Star
Desporto: Surf
Futebol: SPORT LISBOA E BENFICA

3. Mensagem
Digo para todos nós continuarmos a trabalhar pois um dia sei que esse esforço será recompensado

domingo, 11 de março de 2007

Plano Semanal de 11 a 16 Mar

O plano está disponível para descarregar na seguinte ligação:

Plano Semanal 11 a 16 Mar

Bom Trabalho!

sexta-feira, 9 de março de 2007

Tem a palavra o "Fisio":


Todos os atletas, independentemente do nível ou modalidade praticada, vêm-se “obrigados” pelos seus treinadores a realizar alongamentos. Este hábito que se adquire desde os primeiros dias de prática desportiva torna-se uma rotina presente em todos os treinos e jogos…mas Porquê?!

Na realidade, contabilizando uma média de 6 minutos para exercícios de alongamento em situação de treino ou jogo, considerando 5 treinos e 1 jogo por semana, deparamo-nos com uma estimativa de quase 2horas e meia por mês! É muito tempo dispendido, então vamos tentar saber porquê e como utiliza-lo da melhor forma:

O que são os alongamentos?
Alongamentos são exercícios específicos para o treino de Flexibilidade.

“Tás a brincar Fisio…então o que é Flexibilidade?”
Por flexibilidade entende-se a capacidade que uma ou mais articulações (p.e. joelho, ombro, anca) possuem para ser movimentadas ao longo de toda a amplitude natural do movimento.

E para que servem?
Genericamente, trabalhamos 2horas e meia por mês com dois objectivos: prevenirmos lesões e optimizarmos o nosso rendimento.
Estudos científicos fazem-nos acreditar que treinar flexibilidade diminui o número de lesões musculares, tendinosas (dos tendões) e ligamentares (dos ligamentos). Outros estudos referem também que se evita ou retarda o aparecimento daquelas dores musculares muito intensas que todos os atletas conhecem após os treinos físicos. Outra consideração importante respeita à consciencialização postural decorrente do nosso alongamento, isto é, inconscientemente, enquanto alongamos, o nosso cérebro regista essas posições e utiliza-as como referência quer para a nossa postura no dia-a-dia quer para nos defender de movimentos demasiado amplos.
Por outro lado optimizamos o nosso rendimento desportivo. Estando aptos para maiores amplitudes e consumindo menos energia para as utilizar os nossos movimentos serão mais eficazes e menos cansativos.

“Mas eu treino mais flexibilidade que alguns dos meus colegas e mesmo assim eles conseguem ter mais do que eu…Como?”
É possível. A flexibilidade que cada um de nós apresenta está intimamente relacionada com a nossa carga genética. Por natureza, há indivíduos que parecem “elásticos” mas mesmo esses precisam de a treinar pois a flexibilidade vai diminuindo à medida que o nosso corpo vai crescendo, é por isso que os bebes são, p.e., capazes de levar os pés à boca…perguntem aos vossos pais se conseguem! Então, TODOS os atletas deverão promover a sua flexibilidade durante o período de crescimento a fim de a poderem preservar durante a vida adulta.
Outra explicação para a mesma questão tem a ver com a forma como se treina flexibilidade, treinar mais pode não significar treinar melhor.

Como se deve treinar flexibilidade?
Existem milhares de livros, milhares de sites e outras tantas maneiras de se treinar. No entanto existem pressupostos em que este trabalho se deve basear.
Se queremos obter ganhos obviamente que o nosso alongamento deve ser feito com algum esforço, tem que nos “doer” moderadamente para poder ser um alongamento…mas atenção que mais do que dor moderada pode ser prejudicial e conduzir a lesões. Esse esforço, essa “dor” só será recompensada após alguns segundos de insistência, ou seja, temos que procurar em cada alongamento uma posição perto do que sentimos ser o nosso máximo e sustê-la durante um período que nunca deve ser inferior a 30segundos. Só mantendo esta posição podemos falar em alongamento, de outra forma não estamos a perder tempo e a perder, repito, 2horas e meia do nosso precioso tempo por mês!!! Agora contabilizem ao final de um ou dois anos…
O treino de flexibilidade deve ser acompanhado pelos responsáveis clínicos ou então pelos treinadores dos vossos clubes, procurem-nos para poderem corrigir também o gesto específico de cada alongamento.

E quando treinar flexibilidade?
O momento actualmente considerado ideal para o treino de flexibilidade é o que se segue ao período de aquecimento. Antes do mesmo, os nossos músculos e restantes estruturas estão mais frias, contraídas e “adormecidas” para o movimento. No final de um jogo ou treino intenso os nossos músculos estão de tal maneira desgastados e fatigados que quer o seu estado de físico-químico quer os seus mecanismos protectivos se podem encontram perigosamente alterados.

Bom treino para todos e não se esqueçam que o Basquete pode ser periogoso....

O poeta do CNT

No nosso grupo temos a felicidade de poder contar não só com atletas de destaque mas também com alunos que brilham entre os demais, cumprindo aquele que é um dos objectivos deste centro de treino: formar excelentes atletas e melhores Homens. O Diogo encheu-nos de orgulho mostrando a sua veia poética ao escrever um poema de amor que foi considerado o melhor de todos os escritos pelos alunos da E.S. Daniel Faria de Baltar. Parabéns Diogo! Aqui está o texto galardoado, na íntegra:

Minha querida...

Como antigos o diziam “amor é ferida que dói e que não se sente”... E, realmente dói... É aquele sentimento que nos invade sem autorização, que não gostamos mas realmente adoramos, que não sentimos mas que verdadeiramente notamos que este se apoderou de nós...
Tantas frases feitas, poemas escritos e ainda hoje o amor é uma página aberta num livro... Algo concreto e ao mesmo tempo inconcreto... É um não em forma de sim... É aquele sentimento contraditório que me move e me faz viver... E por isso te digo, se amor é o que acima descrevo, amor é o que o meu coração sente por ti... Amo-te

Diogo Machado

quinta-feira, 8 de março de 2007

Toda a verdade sobre o Quim!

Bomba, Matrix, Tintin, Chinoca, Quaresma... São tudo referências à mesma pessoa (como diz o outro, vocês sabem de quem eu estou a falar...) . O que não sabíamos é que o homem também era astronauta... Imparável, always bombating, aqui o têm:

quarta-feira, 7 de março de 2007

Equipa (bem) reforçada

A abertura do mercado de transferências, em Janeiro último, trouxe um novo reforço para a equipa de funcionários do Pavilhão Rota dos Móveis.

Ao Sr. Manuel (à esquerda), também conhecido por “Álvaro” ou “Ribeiro” (as pessoas importantes são assim...), coube-lhe o papel de administrar a magnífica instalação desde a sua abertura. A forma simpática como sempre tratou o CNT é bem diferente da sua postura como treinador de Futsal dos Bombeiros Voluntários de Paredes, aparentemente bem sucedido em ambos. Contudo, a sua situação no Rota dos Móveis foi sempre provisória dado que o pavilhão Municipal no centro de Paredes é a sua “casa”, próximo da sua casa. Além do mais, e não é que não tivesse tamanho para isso, o basquetebol nunca conseguiu desfeitear o seu amor pela patinagem...

Assim, o Sr. Pedro (à direita) assumiu desde Fevereiro a enorme responsabilidade de tomar conta da “nossa oficina”, estando para já a dar provas da sua competência e também da sua disponibilidade e simpatia.

E no meio, como se costuma dizer, está a virtude. A Dona Graça já é uma estrela internacional, dado o destaque que teve neste blog, e podemos acrescentar que esse sucesso não lhe tem “subido à cabeça”. Como dizia o outro “da forma como sujamos e somos desorganizados... valham-nos eles...”.

Bem hajam!

segunda-feira, 5 de março de 2007

3 perguntas a... Mansour Anne

1. Como tem sido esta experiência no CNT Paredes?
Tem sido muito boa. Podemos desenvolver as nossas capacidades e abre-nos uma porta para o basquetebol a nível profissional.

2. Como é ser aqui o “puto” nascido em 93?
Não sinto muita diferença por ser mais novo. Acho mesmo que até é uma vantagem dado que estou a ganhar experiência e posso ir a mais selecções.

3. O que achas do nosso Blog?
Eu sou um frequentador. É bom podermos partilhar o que fazemos e as outras pessoas poderem saber.

domingo, 4 de março de 2007

Plano Semanal de 4 a 9 Mar

O plano está disponível para descarregar na seguinte ligação:

Plano Semanal 4 a 9 Mar

Bom Trabalho!

sábado, 3 de março de 2007

BI do... Nuno Pereira

1. Sou
Alcunha: B . r . . s
Nascimento: 09/07/1992
Cidade onde moro: Figueira da Foz
Ano escolar: 8º
Historial basquetebolístico: Ginásio (3 anos)
Clube onde jogo: Ginásio Figueirense

2. Gosto
Comida: Bife com batata frita e ovo estrelado
Bebida: Coca cola
Filme: Scary Movie 4
Site: http://www.lcb.pt/
Calçado: Nike
Desporto: Futebol
Futebol: SPORT LISBOA E BENFICA

3. Mensagem
Para todos continuarem a trabalhar de forma a conseguirem ficar para o 2º ano e poderem melhorar o seu nivel basquetebolistico e escolar.