quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Para o BASKET, Para a ESCOLA,...Para a VIDA !

VENCEDORES E DERROTADOS, vejam em que grupo se encontram...

Quando um VENCEDOR comete um erro, diz: “Enganei-me“, e aprende a lição.
Quando um DERROTADO comete um erro, diz: “A culpa não foi minha“, e responsabiliza terceiros.

Um VENCEDOR sabe que a adversidade é o melhor dos mestres.
Um DERROTADO sente-se vítima perante uma adversidade.


Um VENCEDOR sabe que o resultado das coisas depende de si.
Um DERRROTADO acha-se perseguido pelo azar.

Um VENCEDOR trabalha muito e arranja sempre tempo para si próprio.
Um DERROTADO está sempre "muito ocupado" e não tem tempo sequer para os seus.

Um VENCEDOR enfrenta os desafios um a um.
Um DERROTADO contorna os desafios e nem se atreve a enfrentá-los.

Um VENCEDOR compromete-se, dá a sua palavra e cumpre.
Um DERROTADO faz promessas, não “mete os pés a caminho” e quando falha só se sabe justificar.

Um VENCEDOR diz: "Sou bom, mas vou ser melhor ainda".
Um DERROTADO diz: "Não sou tão mau assim; há muitos piores que eu".

Um VENCEDOR ouve , compreende e responde.
Um DERROTADO não espera que chegue a sua vez de falar.

Um VENCEDOR respeita os que sabem mais e procura aprender algo com eles.
Um DERROTADO resiste a todos os que sabem mais e apenas se fixa nos seus defeitos.

Um VENCEDOR sente-se responsável por algo mais que o seu trabalho.
Um DERROTADO não se compromete nunca e diz sempre: “Faço o meu trabalho e é quanto basta”.

Um VENCEDOR diz: “Deve haver uma melhor forma de o fazer. . .”
Um DERROTADO diz: “Sempre fizemos assim. Não há outra maneira.”

Um VENCEDOR é PARTE DA SOLUÇÃO.
Um DERROTADO é PARTE DO PROBLEMA.

Um VENCEDOR consegue "ver a parede na sua totalidade".
Um DERROTADO fixa-se "no azulejo que lhe cabe colocar".

Em que grupo te encontras ??

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Plano Semanal

O plano desta semana é o seguinte:

Plano Sem 27 Set a 2 Out

Bom Trabalho!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

CNT Paredes na Imprensa

Pode ler AQUI entrevista exclusiva do Pedro Bastos ao Diário de Aveiro.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Testemunho na primeira pessoa - João Dias

O que te levou a regressar ao CNT Paredes?
Eu fiz parte da primeira equipa guiada pelo professor Rui Alves em centros de treino na época de 2002/2003. Nesta altura o Centro de Treino encontrava-se no Porto. Mantive-me no CNT também no ano seguinte e disputei o Campeonato da Europa Sub-16 de 2004 em Veliko Tarnovo, na Bulgária. Quando ingressei o CNT Porto tinha 14 anos e foi sem dúvida uma experiência que nunca irei esquecer e que me permitiu crescer enquanto jogador e pessoa. Conheci um lote de pessoas que foi bastante importante para mim na altura e com quem faço questão de, consoante as possibilidades, manter contacto. Já tinha regressado ao Porto para partilhar a minha experiência com outros atletas e para rever amigos que deixei cá e como fui muito bem recebido, decidi voltar e partilhar agora também a minha passagem pela alta competição.

Quais as principais diferenças que encontras entre o CNT Paredes e o CNT Porto?
As principais diferenças que eu noto de um CNT para o outro são apenas estruturais. Em Paredes estão melhor alojados, comem melhor e têm à disposição um pavilhão muito melhor do que aquele que nós dispúnhamos para treinar. Tudo isto são pontos que devem motivar os atletas a dar a devida importância às coisas que têm para também as usarem e estimarem como devem.

De que forma o CNT foi importante para ti?
O CNT foi sem dúvida muito importante para o meu crescimento, não só enquanto jogador de basquetebol mas também enquanto pessoa. Sair de casa aos 14 anos, mesmo que sendo acompanhado durante o tempo em que se está fora, é de facto um passo que tem por trás um amadurecimento pessoal muito grande. Ao contrário do que a maioria dos atletas pensa (também na minha altura), usar os símbolos do CNT não tem só regalias, tem também um dever cívico muito grande pois nós atletas representamos uma instituição cujo nome anda atrás de nós desde o momento que saímos de casa ao domingo até ao momento em que regressamos a esta, à 6ª feira. Por outro lado, a grande maioria das coisas que aprendi sobre o basquetebol foi no CNT. E hoje, mesmo não sendo profissional, continuo a ser apaixonado por esta modalidade desportiva que é para mim a mais cativante e emocionante de todas e não consigo deixar de jogar. Por último, a minha passagem pelo CNT permitiu a minha entrada no Ensino Superior. Graças ao que me foi ensinado em conjunto com o meu empenho e a minha participação em provas internacionais tive direito ao estatuto de atleta de alta competição o que facilitou a minha entrada para o curso de Fisioterapia, curso esse com uma média superior à minha. Hoje em dia, não me via noutro curso senão o que frequento e de certa forma também o devo a todas as pessoas com quem trabalhei no CNT Porto e posteriormente na Selecção Nacional.

Se pudesses voltar atrás no tempo o que mudarias em relação à tua passagem pelo CNT?
Se pudesse voltar atrás e voltar a fazer parte do CNT faria por melhorar a minha postura em relação àquilo que me seria ensinado. Hoje em dia, quando treino no meu clube noto muitas vezes falhas na forma como os meus colegas jogam e trabalham e sinto que o responsável principal por eu ter melhorado a minha visão de jogo é o professor Rui Alves. Se tivesse sido mais autocrítico e tivesse melhorado ainda mais a minha maneira de estar perante o treino talvez o meu percurso “basquetebolístico” tivesse sido diferente. Por outro lado, em relação à escola faria por melhorar o meu rendimento e as minhas notas pois o que nos é ensinado nesse ano segue connosco nos dois anos seguintes e de certeza que o meu rendimento em Évora seria melhor e talvez não fosse necessário o estatuto de atleta de alta competição para entrar na minha escolha no Ensino Superior.

Há alguma mensagem que queiras deixar aos atletas do CNT Paredes?
Tal como o grupo do qual eu fiz parte este conjunto de atletas encontra-se numa fase da vida que requer deles um esforço e empenho enormes. Esta fase, a adolescência é uma fase onde estamos em constante reaprendizagem no que toca ao viver em sociedade. Entrando no CNT tudo parece um mar de rosas e parece que todos os objectivos que traçámos estão mais perto. Tem-se o sonho de ser jogador profissional e fazer do basquetebol vida. A mensagem que eu gostaria de passar aos rapazes que tive o prazer de conhecer é que vejam o CNT Paredes como uma oportunidade, uma oportunidade única na vida deles a qual devem agarrar de forma a tirar o melhor proveito dela mas sempre com muita humildade e muita serenidade. Não se deixem deslumbrar por aquilo que já têm mas tentem retirar sempre mais. Dando um exemplo muito prático: No meu 9º ano pertenci ao Quadro de Honra da Escola Básica 2/3 Manoel de Oliveira em Aldoar. No ano seguinte baixei as minhas notas, notas essas que já contavam para a média necessária para a entrada na Universidade. Contudo pensei: “Eu estou no CNT, tenho estatuto, não preciso assim tanto das notas”. E de repente, quando me vi novamente em Évora na escola secundária deparei-me com uma tarefa muito mais difícil – levantar a média. Consegui o estatuto de alta competição à ultima hora para me candidatar e considero-me um privilegiado por o ter conseguido. Caso contrário estaria num curso que não era “meu”. Por isso desejo que todos tenham muita humildade e nunca se satisfaçam com pouco, tanto na escola como no basquetebol. Gozem os momentos que partilham juntos, tanto nos treinos como nos jogos e façam por ouvir, escutar e absorver todos os ensinamentos que o professor Rui e o Matos têm para vos dar pois mais tarde sentirão que esses ensinamentos foram essenciais para fazer de vocês jogadores especiais e melhores. Concentração, disciplina e gozo é aquilo que eu desejo que tenham em campo.

Ps: Possivelmente vocês até já têm conhecimento destes vídeos mas ficam aqui os nomes com os quais podem pesquisar no youtube sobre basquetebol:
1 – Art of shoting
2 – Michael Jordan Fundamentals
3 – Rebounding fundamentals (e depois terão uma série de vídeos relacionados com variados aspectos “basquetebolísticos”: Trabalhar sem bola, lançar, driblar, passar, sacar faltas atacantes etc.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

João Dias está de visita ao CNT Paredes

João Dias faz parte das primeiras gerações que viveram no CNTP, sendo que o «P» ainda era de Porto.

Foi em 2002 que deixou Évora e rumou semanalmente à invicta. A par do seu empenho excepcional, o João possuía características da sua personalidade que o transformavam num líder nato, sendo naturalmente o capitão de equipa durante os dois anos de CNT.

Em 2004 cumpriu o sonho de jogar um europeu (Sub-16/Bulgária) e o seu percurso basquetebolístico continuou, embora não no alto rendimento.

Teve umas «aparições» nas selecções de Sub-18 mas a vertente académica começou a falar mais alto. Usufruindo o «Estatuto de Alta Competição», o João conseguiu o acesso facilitado à Universidade, sendo agora finalista na área de Fisioterapia.
Em 2005 fez uma visita (bem proveitosa, por sinal) ao nosso CNT e este ano quis repetir.

A experiência que tem transmitido aos jovens CNTeiros nestes dias é de enorme valor, o que agradecemos muito.

O João no CNTP 2002/03


CNTP 2003/04

Agosto de 2004 - Veliko Ternovo (Bulgária) - João com colega Aylton Medeiros

2005 - Visita ao CNT Porto

2009 - Visita ao CNT Paredes

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

20 VALORES!

A associação entre CNT Paredes e sucesso académico, felizmente, tem sido recorrente.

Mas desta vez não se trata de exames ou provas globais do 9º ou 10º ano…

Pedro Ramos de Carvalho, o Nutri cá entre nós, defendeu esta semana a sua tese de licenciatura na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e teve «apenas» 20 valores! E se isso já era suficiente para nos enchermos de orgulho, muito mais ficamos pela nossa pequena quota parte no resultado. É que o trabalho de investigação experimental foi realizado no nosso CNT (lembram-se de passar sede? E do powerade?), intitulado «Impacto da restrição hídrica e ingestão ad libitum de bebidas desportivas e água na performance de basquetebolistas adolescentes de elite».

Ao longo da época passada, o Nutri foi também um exemplo para todos pelo empenho, rigor e capacidade de trabalho. Foi professor assistente na sua faculdade, tomou a opção de estagiar em mais de um local, cumpriu todos os seus compromissos connosco e, é justo dizê-lo, foi o principal impulsionador de algumas das actividades que realizámos.

Enfim… 20 valores!

domingo, 20 de setembro de 2009

Parabéns FRAGA!

O Sérgio Fraga comemora hoje o seu aniversário! MUITOS PARABÉNS!

Plano Semanal

O plano da segunda semana é o seguinte:

Plano Semanal 20 a 25 Set

Falta ainda referir que esta semana vamos receber no nosso CNT uma visita especial...

Bom trabalho!

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Plano Escolar

O plano escolar, ou seja, as datas previstas das avaliações, pode ser descarregado AQUI.

Como é um documento sujeito a alterações, esteja atento às actualizações que serão disponibilizadas neste blog na secção respectiva, na barra da esquerda, "Minha querida escolinha".

E a primeira semana chegou ao fim…

Pois é, terminada esta primeira semana, de adaptação para uns e para os outros de retorno à rotina de quem já viveu no ano passado neste Centro de Treino podemos dizer que correu bem em todos os aspectos.

Para todos foi a primeira semana desportiva no CNT Paredes nesta nova época, 2009 / 2010 já com muito trabalho à mistura, no qual os atletas se empenharam ao máximo, como de resto se espera que aconteça durante toda a restante época.

Foi também a primeira semana na escola, que decorreu normalmente, com a apresentação dos professores para este novo ano lectivo, conhecimento dos novos horários escolares, recepção dos novos livros escolares… e tudo o resto que envolve este inicio de ano escolar.

Muito positiva foi também a entreajuda, camaradagem, cumplicidade e união já existente entre todos os atletas durante esta semana, o que facilitou a adaptação de todos a esta nova vida que irão ter durante os próximos 9 meses.

Esperemos que todos aproveitem esta oportunidade que estão a ter ao máximo, e que para todos seja mais um ano de grande evolução em todos os aspectos. Isso só poderá ser conseguido por todos se derem o máximo em tudo, na parte desportiva e na parte escolar.

Agora é aproveitar o fim-de-semana para descansar, estar com a família e amigos pois Domingo à noite cá estamos nós outra vez para mais uma semana.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Micha acaba com férias de mais um «rookie»...

Continuando a falar da adaptação dos «rookies», o Fisio Miguel Ribeiro já teve de mostrar serviço, pois o Micha «abriu as hostilidades» no posto clínico do CNT... mas nada de grave, quase uma espécie de praxe...

terça-feira, 15 de setembro de 2009

«Rookies» a chorar pelos cantos... ou não...

Os quatro novatos, Rui Martins, João Gallina, José Miranda e Bernardo Mesquita (da esquerda para a direita na foto) têm sentido muitas dificuldades em adaptarem-se e andam profundamente tristes, aliás bem visível pela foto... :)

Na realidade, apenas os dois da extremidade estão a viver uma experiência completamente nova nas suas vidas e, até ver, estão a dar muito bem conta do recado...

Não podemos terminar sem um elogio aos demais CNTeiros que, tal como se esperava, têm facilitado a integração na «família» destes novos membros.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Plano Semanal

O primeiro plano semanal da época pode ser descarregado aqui:

Plano_Semanal_13_a_18_Set

Bom Trabalho!

Começou o CNT Paredes 2009/2010

Às 18h de domingo teve início a edição 2009/2010 do CNT Paredes Rota dos Móveis. No renovado Hotel Zé do Telhado, onde a equipa vai viver entre domingo e sexta-feira, os familiares dos jogadores e os responsáveis pelo projecto reuniram-se. Tendo em conta que 8 elementos trasitaram da época anterior e 2 frequentavam o CNT Paulo Pinto, foram poucas as dúvidas e as despedidas bem menos «angustiantes» comparativamente com o ano passado...

Em seguida a equipa fez a primeira refeição no restaurante Zangão onde, seguramente por lapso, foi servida canja de galinha em vez de sopa de ervilhas... foi tempo de matar saudades e começar a bolsa de apostas sobre os campeões nacionais de sub-16 e sub-18...

Antes do recolher houve ainda tempo para uma reunião da nova «família CNTP» com o objectivo de dar a conhecer o Regulamento Interno e as principais normas e procedimentos a cumprir.

Felicidades para TODOS!


quinta-feira, 10 de setembro de 2009

CNT Paredes na Imprensa

Hoje, a partir das 19 horas, na RÁDIO CLUBE DE PENAFIEL, o programa POLIDESPORTIVO dedica uns minutos ao arranque do CNT Paredes Rota dos Móveis, pela voz do Prof. Rui Alves. Pode acompanhar a emissão online através do posto de escuta no site da rádio, ou sintonizar 91.8 FM na região do Porto e Vale do Sousa.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

1960

Sorry for the delay in the Development Stats but I will only be able to post them on the weekend...

In the meantime...
1960...can anyone guess what this number represents? (and no... I was born a lot after 1960.. :) )

Pedro

domingo, 6 de setembro de 2009

E só falta uma semana...

Domingo, dia 13 de Setembro, tem início a edição 2009/2010 do CNT Paredes Rota dos Móveis.

Estes são os 12 jogadores que vão fazer parte do projecto:

André Miguens
Bernardo Mesquita
Diogo Ventura
Guilherme Maia
João Galina
José Miranda
Michael Duarte
Miguel Oliveira
Pedro Bastos
Pedro Cruz
Ricardo Conceição
Rui Martins

Treinador Principal: Rui Alves
Treinador Residente: Hugo Matos
Treinador Adjunto / Psicólogo: Sérgio Fraga

Médico: Basil Ribeiro
Fisioterapeuta: Miguel Ribeiro

Escola: Sec. Daniel Faria – Baltar
Alojamento: Paredes Design Hotel (Zé do Telhado)
Alimentação: Restaurante O Zangão