quinta-feira, 30 de abril de 2009

Foi por isso que fomos ao MODELO!

Esta semana, no CNT Paredes, realizamos mais uma sessão de educação alimentar, promovida pelo nutricionista Pedro Ramos, desta vez no local onde tudo começa - o supermercado.

De todas as superfícies comerciais na nossa área, optamos pelo MODELO de Paredes. Não só porque somos clientes habituais (sim, porque os sumos e as madalenas para os lanches não nascem na carrinha) mas também porque os produtos da marca MODELO-CONTINENTE têm a informação nutricional nos seus rótulos, de acordo com o programa desenvolvido pela empresa e que denominaram de VIVA SAUDÁVEL.

Enquanto aguardamos pelo video, ficam aqui algumas fotos desta acção.

Aqui está a equipa, à porta do supermercado.

Fomos bem-vindos...

... e muito bem recebidos à chegada, por Madalena Pinheiro, responsável pelos recursos humanos da organização, que «mimou» a equipa com uma caneta e o planfeto promocional «SIGA AS CORES».

Começou a visita no corredor das bolachas, com os jogadores a recolherem e compararem a informação nutricional dos produtos que consomem habitualmente... e o veredicto era do tipo «comer esse pacote é como beber 2 copos de shot cheios de óleo e 5 pacotes de açúcar». Blargh!

Mas ATENÇÃO! Já vimos que há gorduras boas e gorduras más...

Matos, essas não devem ser lá muito boas...

Aí está o melhor queijo do Mundo. É que o QUERU patrocina o Minibasquete da FPB. Contudo, parece que a versão light é mais saudável...
E já agora, como quem não quer a coisa, acrescentar que também vimos que os sumos COMPAL são dos que têm maior teor de sumo, porque só com muita fruta é que se consegue voar...

Passamos pelos cereias...

... e terminamos nas batatas fritas.

Impunha-se a foto para a posteridade, com a equipa ladeada por quem nos facilitou o acesso de forma especialmente atenciosa: Madalena Pinheiro e Rui Costa.
Foi por isso que fomos ao MODELO!

Último jogo oficial

O CNT Paredes terminou terça a sua competição oficial - o Campeonato Nacional de Sub-18 - Zona Norte - com uma vitória em Matosinhos frente ao FC Porto.

Não foi estranho, uma vez mais jogar em «casa», tal era a massa adepta da nossa equipa.

Também já não é novidade, professoras da Secundária Daniel Faria (Baltar), onde a equipa estuda, assistirem ao encontro. A nossa objectiva «apanhou» as profs Paula (à esq. na foto; directora de turma do 9º ano) e Otília (à dir.; educação física do 9º).

E o Reneiro deste jogo foi o Igor Paulo, cuja missão de enorme sacrifício foi cumprida com empenho e resultou em sucesso.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Parabéns Miguel!

O Miguel faz anos hoje mas ontem já teve uma prenda antecipada... a desejada chouriça!!!

segunda-feira, 27 de abril de 2009

E que tal antes uma constipação, não?

Apesar do ar descontraído e de veraneio destes dois, a semana que passou não foi nada fácil para eles…

O André sofreu uma gastroenterite e passou dois dias enfiado no quarto, apenas com os «miminhos» do Matos. “Nunca mais” é a resposta que dará por estes dias sempre que lhe perguntarem: “Então, vai uma bola de berlim?”

O Ornelas sofreu uma crise aguda de hipertonia muscular, episódio que entra directo para o top five das coisas clinicamente estranhas que já aconteceram no CNT ao longo dos tempos, como a mítica cena do tipo que estava a sentir-se muito mal, cheio de dores no peito, e afinal esses sintomas eram apenas consequência de ter engolido um caramelo… Mas, voltando ao açoriano, tudo ficou bem, com direito a assistência por duas bombeiras, viagem de ambulância e consulta de pediatria no hospital (local de risco para os seus 1,90m).

Falta uma palavra de agradecimento ao Dr. Basil, que não estando presencialmente no «momento do stress», por telefone conseguiu orientar as coisas; ao pessoal da Piscina Rota dos Móveis, pela pronta colaboração; e ao Matos, que mais uma vez foi a «mão estendida na cabeceira».
E agora impõe-se a pergunta: e porque não arranjarem antes as simples constipações, que dão menos «chatices»?

Plano Semanal

O plano desta semana semana pode ser descarregado aqui:

Plano Semanal 26 a 30 Abr

Bom Trabalho!

sexta-feira, 24 de abril de 2009

CNTP - TV - Jogo com Vasco da Gama


E em baixo o reneiro Micha, premiado pela sua ATITUDE comprometida e responsável durante e após o jogo. Parabéns!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

DJ Azor in the house


Música: We dont need no education
Intérprete: Pink Floyd


Dedicatória: Amigos e Professores da Escola

Música: Human
Intérprete: The Killers


Dedicatória: Família

Música: The Salmon Dance
Intérprete: Chemical Brothers


Dedicatória: Colegas do CNT e Matos

terça-feira, 21 de abril de 2009

CNTP - TV - «Aceitem. Vão ficar a ganhar com isso»

Um agradecimento especial ao ex-CNTeiro Diogo Correia pelo testemunho... e ao Luís que, qual produtor, tem andado a «melgar» estes tipos insistentemente...

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Jogo de despedida aos «sócios»

Terça, 21 Abril, despedimo-nos de todos os «sócios», amigas e amigos que nos queiram ver jogar no Rota dos Móveis pela última vez esta época.

É às 21h, frente aos Sub-18 do Vasco Carimbex, a contar para o Nacional Zona Norte.

Apareçam!

(Foto de Nuno Serra)

Quem és tu?

Nome: Pedro Alexandre Almeida Bastos

Nascimento: 24/10/1994

Como comecei: Quando tinha mais ou menos 4 anos, ia ver sempre os jogos dos meus irmãos, e no intervalo ia para o campo jogar, e desde aí comecei a gostar de jogar basket. Também por influência da minha família é que entrei para o basket, pois o meu padrinho também joga basket e desde pequeno me habituei a vê-los jogar.

Agora: Agora é com muito orgulho que faço parte do CNT Paredes, jogo também na ACR Vale de Cambra, e tento dar o meu melhor em tudo.

De feitio sou: Chatinho de vez em quando, mas amigo.

Gosto muito de: Jogar basket, ouvir música, jogar playstation e ver televisão.

Vou ao: www.cntparedes.blogspot.com, www.nba.com, www.youtube.com.

No CNT Paredes: Estou contente por fazer parte deste grupo, os treinadores são porreiros, o Fisio e o Fraga também claro e todos os outros companheiros de equipa também são amigos especiais para mim.

Legenda da foto: De pequenino…

Plano Semanal

O plano semanal é o seguinte:

Plano Sem 19 a 24 Abr

Bom Trabalho!

domingo, 19 de abril de 2009

Parabéns Hipólito !!!


O Miguel Hipólito está de parabéns! Deixem as vossas mensagens a dar os parabéns!


Feliz Aniversário!

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Ventura foi o melhor em Oliveira de Azeméis

Diogo Ventura, além do MVP, foi também considerado o «Reneiro» no jogo frente à UD Oliveirense, naquela que foi a terceira vitória do CNT Paredes no Nacional de Sub-18 – Zona Norte.

Mas haverá agora quem esteja a perguntar:
Mas a «Rena» não era um animal fofinho e com bom aspecto, o que faz o tipo da direita ali?
Ou:
O Ornelas encarnou na «Rena» depois de a levar a passar a Páscoa aos Açores?
Bem… vê-se mesmo que não o conhecem… é simples: esqueceu-se dela lá!

CNTP - TV - Jogo em Oliveira de Azeméis

quinta-feira, 16 de abril de 2009

CNTeiros no estágio de Seia

O Tomás Tavares, o Pedro Bastos, o Miguel Hipólito e o Miguel Oliveira participaram no estágio de observação da Selecção Nacional de Sub-16 - Projecto 2010, que decorreu em Seia, entre os dias 8 e 10 de Abril (HM world press photo).

Consta-se que estiveram à altura e representaram o nosso CNT de forma exemplar.

Neste slide show estão mais fotos desse estágio:



Fisio em estágio… acreditam???

O Luís Pereira, nosso Fisio, está a passar umas semanas na Suiça a estagiar naquele que é considerado o maior hospital da Europa. Podem ver AQUI o site do hospital que tem «apenas» 8000 funcionários de 90 nacionalidades diferentes…

Ao que julgamos saber está a trabalhar com crianças, na área pediátrica (o que não é muito diferente do CNT).

Mas agora vem a parte difícil… tem uma paisagem deslumbrante, «enfarda» chocolates o dia todo (ao menos se fossem natas…), está a integrar-se junto das (e dos) jovens locais, está a integrar-se também na vasta comunidade portuguesa, enfim, vida dura a do nosso Fisio… e já fala francês… só lhe fica a faltar tocar piano…

Entretanto estamos todos felizes com o Fisio Filipe Portela, há muito habituado a colmatar estas fér…, digo, estágios, do Luís, como podemos ver AQUI. É certo que esta situação apanhou-o um pouco de surpresa e, dados os compromissos que já tinha assumido, teve o apoio da Fisio Carina nesta primeira semana.

Não tem faltado o apoio clínico, e de elevada competência (apesar da proibição imposta dos jogadores se lesionarem…;)).

Ao Luís desejamos aquelas coisas que se costumam desejar nestas ocasiões… mas isso são vocês a fazê-lo nos comentários…
Nota: ele não tem tido acesso fácil à net (ou arranjou essa desculpa) pelo que ainda não pôde ser ele a fazer este post e a contar pormenores… mas irá fazê-lo em breve…

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Plano Semanal

Não há dúvida que o tempo passou a voar... cá está o primeiro plano semanal do último período do CNTP 08/09:

Plan Sem 13 a 17 Abr

Bom trabalho!

CNTP - TV - últimas reportagens



terça-feira, 7 de abril de 2009

Educação Alimentar - Sessão II


Nesta 2ª sessão de educação alimentar os objectivos passaram por desmistificar algumas crenças relacionadas com a alimentação, tal como combater alguns erros relativamente comuns no que à alimentação dos atletas diz respeito:

- Os cereais de Pequeno Almoço têm todos muito açúcar?
De facto, a maioria dos cereais de pequeno almoço possui quantidades consideráveis de açúcar na sua composição, no entanto podemos encontrar opções saudáveis nesta gama de alimentos. Por 100 gramas de cereais (de realçar que a porção média é de 30-40g), podemos encontrar opções com mais de 35 gramas de açúcar e outras com menos de 10 gramas. De igual modo, existem no mercado cereais com mais de 30 % de fibra e outras com menos de 5%.
CONCLUSÃO: Analisar sempre o rótulo no momento da compra, optando pelos cereais com maior teor de fibra e menor teor de acúcares e sódio.

- As bolachas integrais são saudáveis porque têm pouca gordura?
O consumo de bolachas integrais em detrimento do pão é um dos maiores erros cometidos por algumas pessoas que pretendem perder peso. Em boa verdade, as bolachas integrais possuem um teor de fibra ligeiramente mais elevado do que as outras variedades, no entanto é também verdade, que paralelamente existe um aumento da quantidade de gordura dessas bolachas com reflexos no valor calórico total.
CONCLUSÃO: Genericamente as bolachas com melhor qualidade nutricional são as versões “Maria” ou “Torrada”, sendo que as versões integrais devem ser mais uma vez alvo de apreciação da composição nutricional.

- A refeição antes do jogo deve ter muita carne para dar força e energia?
É um dos maiores mitos associados à alimentação no desporto. A refeição antes do jogo deve ser fundamentalmente rica em hidratos de carbono como o arroz, massa, batata e pão, pois é daí que obtemos a maior parte da energia a ser utilizada no período competitivo. Aliás, alimentos ricos em proteína e gordura (como o caso das carnes “vermelhas”), demoram mais tempo a ser digeridos podendo causar uma situação de desconforto gástrico
CONCLUSÃO: A principal preocupação antes de um jogo é conseguir fornecer a quantidade suficiente de hidratos de carbono e fluídos ao atleta e não focar excessivamente a atenção na ração proteica.

- O gás dos refrigerantes engorda?
O gás adicionado às bebidas é dióxido de carbono o qual não tem energia, ou seja não vai contribuir com nenhuma caloria para o valor energético da bebida. Assim sendo podemos afirmar peremptoriamente que o gás não engorda, o que não quer dizer que os refrigerantes não possam ter outros efeitos adversos no organismo. Muitas marcas comercializadas possuem cerca de 35 gramas de açúcar por lata de refrigerante. Para os menos familiarizados com esta quantidade, podemos dizer que se trata de 5 pacotinhos de açúcar. Assim, se bebermos 2 latas de refrigerantes todos os dias, durante um mês estamos a ingerir 2kg de açúcar vindos exclusivamente desta fonte!
CONCLUSÃO: O consumo de refrigerantes deve ser esporádico, optando pelas versões “light” ou “zero”. Após os jogos/treinos será talvez a melhor altura para uma vez que quer o açúcar, quer o gás poderão ter efeitos benéficos ao nível da recuperação.

- Pastel de Nata ou Queque – qual o mais calórico?
Os queques e os bolos de arroz possuem a fama de “bolos secos”, não sendo a eles associada uma grande quantidade de gordura. No entanto, comparando estes dois bolos, registamos que o queque anda a volta das 250 kcalorias (com 20% de gordura) e o pastel de nata das 180kcalorias (com 10% de gordura).
CONCLUSÃO: Destes dois alimentos, o mais saudável acaba por não ser nenhum, pois ambos possuem quantidade significativas de açúcar e gordura. Por exemplo, um pão apenas possui 140 kcal e apenas 2% de gordura.


-Prego em Prato Feijoada Rancho Esparguete Bolonhesa – qual o prato mais calórico?
Ao contrário do senso comum, a feijoada e o rancho só são muito calóricos se o cozinheiro/a quiser! Ou seja, irá depender bastante da quantidade de gordura adicionada e do tipo de carnes e enchidos que os constituem. Assim, o prego em prato é o prato mais calórico da lista, no entanto a simples subtracção de batatas fritas faz com que se equipareça aos outros. A quantidade energética de cada prato é sensivelmente a seguinte:
- Prego Prato – 815 kcal - Feijoada – 528 kcal - Rancho – 483 kcal - Esparguete Bolonhesa – 382 kcal
CONCLUSÃO:
Os pratos ricos em leguminosas como a feijoada e o rancho devem fazer parte do quotidiano da nossa alimentação, pois para além de serem ricos em fibra possuem um valor calórico bastante reduzido.


- Diário Alimentar de um Adolescente... na escola
Os alimentos disponíveis nos bares escolares são regra geral bastante calóricos, mas também muito apelativos devido ao alto teor de açúcar e gordura que possuem. Se os produtos de pastelaria e refrigerantes, forem trocados pelo pão, fruta e iogurte, existe um balanço energético muito mais interessante. Ora vejamos:
- Croissant Misto + Queque + Jesuíta + Bola Berlim + Refrigerante + Pastel de Carne = 1965 kcal
- Pão Misto + Pastel Nata + 1 Maçã + 6 Bolachas Maria + Iogurte Líquido + Torrada = 994 kcal
CONCLUSÃO
: Efectuando estas simples trocas nas merendas escolares, podemos ingerir quase menos 1000 kcalorias!

-
Diário Alimentar de um Adolescente... ao fim-de-semana
Um programa típico de fim-de-semana será o de jantar fora e ir ao cinema. O simples facto de na mesma cadeia de fast food se efectuarem escolhas distintas (p.ex. escolher refrigerantes versões “zero”, trocar batatas fritas por salada, etc...) faz toda a diferença. De igual modo, optar por um pacote de pipocas de menor dimensão no cinema, traduz-se numa menor ingestão de açúcares livres.

quinta-feira, 2 de abril de 2009